Toureiro provoca revolta ao enxugar lágrimas de touro antes de matá-lo

Um momento inquietante em uma arena em Sevilha, na Espanha, foi compartilhado nas redes sociais e gerou uma onda de críticas. Um vídeo mostra o toureiro espanhol Morante de la Puebla, de 39 anos, limpando as lágrimas de um touro já bastante ferido antes de dar o golpe fatal. O evento ocorreu na sexta-feira (10/05/2019).

As imagens não mostram a morte do animal, mas o gesto do toureiro foi visto como perturbador para pessoas sensíveis. Enquanto que na praça a atitude do toureiro foi aplaudida pelo público, na internet as pessoas classificaram o homem como “psicopata”.

“Somente uma mente retorcida e perversa seria capaz de torturar um animal até que o sangue escorra por suas pernas e depois limpe com um lenço de rosto uma lágrima da sua cara”, escreveu no Twitter Silvia Barquero, presidente do partido pelo bem-estar dos animais Pacma.

“Naquela praça, foi o comportamento, exaltação, triunfo da barbárie, da selvageria, do ódio, e o exercício consentido de um crime presenciado por bárbaros, responsáveis morais do(s) crimes desta natureza”, lamentou um internauta. “Crucificou por espetáculo, e limpou as lágrimas do touro por espetáculo. Sadismo sim!”, emendou outra. Sádico, cruel, perverso, bestial e carrasco foram outros adjetivos usados por pessoas revoltadas nas redes sociais.

Já para quem frequenta as batalhas na Maestranza, em Sevilha, o gesto do toureiro é interpretado como respeitoso com o animal.