Santa Casa de Cachoeiro realiza ação para incentivar doação de sangue

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realiza durante toda esta semana, uma campanha para reforçar os estoques de sangue do hospital. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial do Doador, celebrado em 14 de Junho.

Nesta terça-feira (11), a equipe do hospital estará no centro da cidade fazendo uma ação para incentivar a população a fazer sua doação.

Os profissionais estarão com camisa e formarão uma faixa humana com a frase “Doar Sangue Salva Vidas”. Além disso, um músico também se apresentará, tocando músicas populares.

De acordo com a enfermeira supervisora do Banco de Sangue, Cintia Pimenta, haverá ainda panfletagem das 17h às 18h30 com informações de como ser um doador de sangue.

Já na sexta-feira (14), haverá um café da manhã especial para os doadores e o setor também terá uma decoração diferenciada e entrega de mimos aos doadores.

“O objetivo é chamar atenção para atrair novos doadores. Nesse período de frio e chuva, os estoques ficam abaixo do limite e é quando acontecem muitos acidentes nas estradas. E além disso a gente que também agradecer aqueles que já são doadores”, completa.

Doação

O serviço de atendimento funciona dentro da Santa Casa, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. E no sábado das 7 às 11 horas.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 68 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham tido doença de Chagas.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com autorização dos responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos.

O Banco de Sangue da Santa Casa trabalha com agendamento de horários especiais para grupos. Para doar é necessário apresentar documento com foto.