Rodoviários fazem manifestação em Vitória

Foto: Marlon Matos

Motoristas e cobradores ligados ao Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários-ES) fazem uma manifestação na manhã desta segunda-feira (1º), na avenida Vitória, na Capital. Eles são contra a circulação dos novos ônibus sem cobradores.

Coletivos do Transcol e também ônibus municipais pararam na faixa da direita e passageiros  desceram para terminar o caminho a pé. A repórter Suzy Faria, da TV Tribuna, registrou a lentidão do trânsito por volta das 8 horas. 

No domingo (30), o presidente do Sindirodoviários-ES, José Carlos Sales, afirmou que não há previsão de paralisação dos ônibus. Na manhã desta segunda ele explicou que os cobradores não apenas desempenham a função de cobrar a passagem.

“É um profissional importante para a segurança dentro do coletivo. Hoje estamos dando início ao movimento na Grande Vitória”, disse.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que “não haverá demissão por conta dos novos coletivos e que a cobrança exclusivamente por meio do Bilhete Único (cartão) visa trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que retira o dinheiro do ônibus, além da possibilidade de integração. Em razão da implantação do Bilhete Único, haverá maior oferta de emprego no Sistema. Isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”.

Novos ônibus

Os 20 primeiros ônibus com ar-condicionado foram entregues na quarta-feira (26), durante evento na Praça do Papa, em Vitória. De acordo com o Governo do Estado, até o fim do ano serão entregues 100 veículos, totalizando 600 até 2022. Eles vão operar nas linhas troncais, que vão de terminal para terminal.