Pescadores do ES desaparecidos há mais de uma semana são encontrados em praia da BA

Os três pescadores que estavam desaparecidos no mar desde 1º de julho foram encontrados por volta de 8h30 desta segunda-feira (8), na praia de Costa Dourada, em Mucuri, na região Sul da Bahia. A Defesa Civil informou que os três estavam bem e sem sinais graves de desidratação.

Os pescadores Celio Oliveira dos Santos, Gelson Silva e Alexsandro Silva saíram de Conceição da Barra, no dia 29 de junho, com intenção de ficar em alto mar por quatro dias e perderam a comunicação com a família.

O barco onde estavam, “Rechelli”, foi localizado a 60 quilômetros do município de Conceição da Barra, na praia de Costa Dourada. Segundo os parentes, o barco pequeno não tinha estrutura para ficar mais de cinco dias em alto mar. Os pescadores costumam fazer sempre o mesmo trajeto, a 35 milhas da costa, e nunca tiveram contratempo.

Sem informação dos pescadores, que deveriam ter retornado para a cidade no início da última semana, os familiares também registraram um boletim de ocorrência e acionaram a Capitania dos PortosDepois da informação de que os pescadores foram encontrados, os familiares declararam que estão aliviados.

“Eu não consegui dormir essa noite. O meu irmão estava há 10 dias no mar”, contou a irmã de Célio.

O medo da esposa do pescador Célio era de que o barco virasse com as ondas fortes que atingem a costa do Espírito Santo. “As ondas estavam muito fortes, o vento muito forte e nosso medo era de virar o barco e eles morrerem afogados”, relatou Cínthia Ponciano.

Resgate
A Associação de Pescadores do município enviou uma embarcação para fazer o resgate do barco dos pescadores. A Defesa Civil e os marinheiros da Capitania dos Portos do Espírito Santo também foram para o local.

A Marinha do Brasil (MB) informou que Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recebeu informação do desaparecimento da embarcação e dos pescadores no domingo (7).

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha foi acionado e deu início a uma operação que contava com uma equipe e uma embarcação, um Navio Patrulha e uma aeronave.

Fonte: G1