Feira de Negócios de Cachoeiro terá licitação ao vivo

Uma das novidades da programação da 14º Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio de Cachoeiro, que acontecerá no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, de 24 a 27 de julho, é a realização uma licitação ao vivo.

A ação, organizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Administração (Semad), visa mostrar aos empresários locais que é possível e fácil participar de um processo licitatório e que essa oportunidade pode agregar no faturamento.

No dia 25, haverá palestra com orientações sobre as fases de uma procedimento licitatório, o que o empresário precisa para se cadastrar como fornecedor, os pontos de atenção na hora de ler o edital e demais regras. No dia 26, será realizada a licitação, para o empreendedor entender, na prática, como funciona o certame que envolve os lances e a conferência da documentação correspondente.

Também serão apresentados os benefícios garantidos pela Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que garante tratamento diferenciado nas licitações a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

“A licitação é um procedimento que faz parte da rotina de relacionamento entre poder público e prestadores de serviço, por isso é muito importante que os empresários e empreendedores fiquem muito bem informados sobre esse assunto”, explica o secretário municipal de Administração, Claudio Mello.

 “Para as empresas, fornecer para a Administração Pública sempre pareceu um caminho muito distante. Os empresários pensam que somente grandes empresas poderão ganhar essa concorrência e acabam desistindo de participar, além de não possuírem conhecimentos sobre documentações necessárias à participação do certame”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

“Muitas pessoas não tem conhecimento de como funciona uma licitação, que seja um procedimento sempre muito citado quando se trata de Administração Pública. Por isso, esse momento vai agregar muito para a Feira de Negócios, mostrando aos empresários e empreendedores como esse procedimento funciona”, destaca o diretor de Comunicação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci) do município, Juarez Marquetti.

A 14ª Feira de Negócios e Semana do Comércio é promovida, em parceria, pela Prefeitura de Cachoeiro e pela Acisci.

O que é licitação?

Quando os administradores de órgãos governamentais precisam comprar, locar ou contratar produtos, obras ou serviços, é necessária a realização de um processo chamado de licitação.

Em um contexto geral, trata-se de um procedimento formal de competição entre empresas que desejam oferecer seus serviços a organizações públicas, realizado de forma transparente, que precisa obedecer a alguns princípios básicos, os quais devem ser devidamente aplicados e declarados.

Geralmente, um dos maiores compradores de um município é o poder publico, onde são adquiridos uma gama variada de produtos e serviços para atender toda a máquina pública.