No próximo dia 20 de setembro, pela primeira vez o Espírito Santo será governado por uma mulher

O Governador Renato Casagrande viajará no próximo dia 20 de setembro para a Itália. A vice-governadora Jacqueline Moraes assumirá o cargo de governador de forma interina por uma semana. Com isso, pela primeira vez na história, uma mulher será governadora do Espírito Santo.

“O governador é um empoderador de mulheres. Para mim, como mulher, assumir essa posição é motivo de muita alegria. Só tenho uma coisa a dizer: nós temos um maestro e vamos com certeza manter o ritmo que ele tem colocado no governo”, comemorou a vice.

Jacqueline Moraes nasceu no Rio de Janeiro e veio para o Espírito Santo aos 12 anos de idade. A vice-governadora já foi vereadora em Cariacica.

HISTÓRIA

A única mulher que já esteve à frente do Espírito Santo, mas não no cargo de governadora, foi Luiza Grimaldi, no século XVI. Na época, o Brasil era colônia de Portugal.

De acordo com o historiador e comentarista da Rádio CBN Vitória, Fernando Achiamé, o Espírito Santo ainda era uma capitania. “Ela era viúva do donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho”, explicou.

FONTE; A Gazeta