Evento tradicional do HECI do Outubro Rosa acontece no dia 11

A Campanha do Outubro Rosa do já começou pintando o Hospital Evangélico e toda a cidade de com a cor mais feminina que existe para falar sobre o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Embora não seja exclusividade das mulheres, o assunto é predominantemente delas este mês e o primeiro grande evento que abriu a campanha foi o lançamento da 2ª coleção exclusiva Florente Joias com 100%da renda revertida para o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI).

Um dos eventos mais tradicionais dessa campanha é a Caminhada “Outubro Rosa”. Este ano acontece no dia 11 de outubro. As primeiras 150 pessoas que chegarem à praça de Fátima, local de saída, às 8h30 ganharão uma camisa do evento.

De acordo com a médica oncologista Dra. Sabina Aleixo, a atividade física é um dos fatores protetores que evitam o câncer em geral. “A caminhada é uma forma de alertar a população. Pretende ao mesmo tempo chamar atenção para a causa e associar a um desses fatores protetores ao câncer, inclusive o câncer de mama, ”explica.

                O ponto alto da Campanha fica por conta do mutirão de mamografias que acontece no dia 14 quando serão liberados 100 exames para mulheres acimas de 50 anos, na Casa de Apoio. “É o único exame que faz o diagnóstico precoce. Qualquer outro não consegue detectar o câncer na fase inicial”, diz a Dra. Sabina.

As mulheres que forem comtempladas com as mamografias no mutirão, realizarão os exames entre os dias 14 e 17 de outubro, em clínicas credenciadas e os resultados serão entregues no dia 30, no dia da Ação Social, que será realizado no Hospital Evangélico, durante toda a manhã quando haverá corte de cabelo, maquiagem, massagens e muito mais.

A grande novidade deste ano é a Prosa Rosa, que acontecerá no dia 23. Uma tarde de bate papo com profissionais de saúde e a presença da ONG de Bem com Você. Fique atento a programação, participe dos eventos, vista-se de rosa e cuide-se. O diagnostico precoce aumenta as chances de cura.