conecte-se conosco


Cidades

Obra da Terceira Ponte de Colatina terá recursos da Secretaria de Recuperação do Rio Doce

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), firmou um novo termo de cooperação para apoiar a execução de obras de infraestrutura em áreas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana. Serão destinados R$ 30 milhões para a construção da Terceira Ponte de Colatina, contribuindo para o custeio de parte da obra, que é considerada estratégica para a mobilidade urbana e regional.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o impacto positivo da intervenção para a população. “A Terceira Ponte de Colatina é uma obra sonhada e fundamental para desafogar o trânsito na cidade. E utilizar parte dos recursos do Acordo de Mariana nessa obra faz parte do processo de reparação a uma região que foi profundamente afetada”, afirmou.

O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (23) e atende ao previsto no Anexo 12 do Novo Acordo Rio Doce, que estabelece investimentos para modernização, reforço logístico e melhoria das estruturas públicas. A obra também deverá contar com recursos de emendas parlamentares da bancada federal capixaba.

O projeto urbanístico completo da Terceira Ponte está orçado em R$ 164 milhões. Além da estrutura de quase um quilômetro sobre o Rio Doce, serão construídos acessos e conexões com a BR-259 e a ES-080, passando pelos bairros Castelo Branco e Maria das Graças, totalizando cerca de 12 quilômetros de extensão. O conjunto inclui ainda ciclovias e calçadas, ampliando a segurança e a mobilidade urbana.

“Há poucos dias estivemos em Colatina dialogando com o prefeito Renzo Vasconcelos, vereadores e lideranças sobre os investimentos programados para o município. Colatina é estratégica para a região e para o Espírito Santo. Estamos avançando com parcerias sólidas, transparência e planejamento. A Terceira Ponte está sendo projetada coletivamente para ser uma obra eficiente e transformadora para a vida dos colatinenses”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A intervenção vai modernizar a circulação viária na região central de Colatina, que atualmente depende da Ponte Florentino Avidos – estrutura com tráfego intenso, incluindo ônibus e caminhões. Após a conclusão da obra, a Florentino Avidos terá duas faixas de circulação no sentido Centro, enquanto a Terceira Ponte terá duas faixas no sentido do bairro São Silvano, formando um binário que deve reduzir congestionamentos e melhorar o fluxo de deslocamento.

Além dos moradores de Colatina, a nova ponte vai beneficiar diretamente municípios como Baixo Guandu, Marilândia, Pancas, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo e Linhares, que utilizam a cidade como polo regional de comércio, serviços e saúde.

“A nova ponte vai facilitar o deslocamento das pessoas que buscam serviços públicos e privados em Colatina, referência regional em saúde. Também vai reduzir o tempo e o custo de transporte, aumentar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial da região. É um investimento que melhora a vida das pessoas e fortalece o desenvolvimento da Bacia do Rio Doce”, destacou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Um consórcio formado por empresas de Minas Gerais venceu o processo licitatório, etapa anunciada em janeiro de 2025. A partir da assinatura da ordem de início, o prazo previsto para elaboração do projeto executivo e conclusão da obra será de 1.020 dias, conforme estabelecido pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Comentários Facebook

Cidades

Cachoeiro entrega Selos e fortalece apicultura sustentável no município

Publicados

em

Por

Os selos têm como objetivo agregar valor aos produtos da cadeia da apicultura - Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, via Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizará nesta sexta-feira (31), às 8h30, na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim, no distrito de Pacotuba, a entrega oficial do Selo Abelhas S&A aos empreendimentos que passaram por auditoria e atenderam integralmente às especificações da Marca Coletiva.

Os selos têm como objetivo agregar valor aos produtos da cadeia da apicultura, ampliar a renda dos empreendedores e garantir aos consumidores itens de alta qualidade, produzidos com segurança, rastreabilidade e responsabilidade ambiental. A certificação está alinhada às práticas de bioeconomia das abelhas, que reforçam a conservação da biodiversidade e o manejo sustentável.

Os empreendedores já participaram de um treinamento sobre o e-commerce e a logística do Abelhas S&A, iniciativa que visa fortalecer a comercialização, expandir mercados e modernizar os processos de venda e distribuição dos produtos apícolas do município.

Durante o evento, também serão entregues os Selos Abelhas S&A e Selo Arte à Associação de Apicultores de Cachoeiro de Itapemirim, reconhecendo e valorizando o trabalho dos apicultores da comunidade quilombola local. Esses produtores se destacam pela elaboração de um mel com características sensoriais únicas, fruto da rica biodiversidade da Mata Atlântica, patrimônio ambiental marcante da região.

A certificação representa um incentivo à produção sustentável, tradicional e cultural da comunidade quilombola, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local e fortalecendo os saberes transmitidos entre gerações.

“A comunidade quilombola desempenha um papel fundamental na manutenção de práticas tradicionais que enriquecem a identidade cultural do município. Ao certificarmos esses produtores, reforçamos nosso compromisso em apoiar quem gera desenvolvimento, conserva o meio ambiente e leva à mesa do consumidor um produto de excelência”, destaca o o secretário municipal de Agricultura, José Arcanjo Nunes.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana