conecte-se conosco


Estado

Sobe para 88 o número de casos suspeitos de contaminação misteriosa em hospital de Vitória

Publicados

em

Reprodução/Web

Subiu para 88 o número de casos suspeitos relacionados à contaminação misteriosa identificada no Hospital Santa Rita, em Vitória. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta quarta-feira (29). Entre os casos, estão funcionários, acompanhantes e 10 pacientes, um deles em tratamento oncológico, que segue internado na UTI.

A maior parte das notificações é de trabalhadores do hospital, totalizando 63 casos, dos quais 10 permanecem internados. As internações estão distribuídas entre as cidades de Cariacica, Colatina, Guarapari, Serra, Vitória e Linhares.

O aumento nas notificações se deve à adoção de novos critérios de investigação definidos pelo Ministério da Saúde, que enviou dois representantes ao Espírito Santo para acompanhar o caso. Apesar da alta nos números, a Sesa reforça que não há novos casos desde o dia 22 de outubro — todas as novas notificações referem-se à reclassificação de pessoas já atendidas.

As causas da contaminação ainda não foram identificadas. A principal hipótese é que o surto tenha origem em bactérias ou fungos associados a falhas nos sistemas de água ou ar-condicionado do hospital. Mais de 300 tipos de vírus, bactérias e fungos estão sendo analisados pelos laboratórios responsáveis, e os resultados são esperados até o fim da semana.

Segundo o boletim mais recente da Sesa, houve aumento de 27,5% nos casos em investigação, distribuídos da seguinte forma:

  • Funcionários: 63 casos

  • Pacientes: 10 casos

  • Acompanhantes: 15 casos

Entre os internados, cinco estão em UTIs e 15 em enfermarias, totalizando 20 hospitalizações — sendo 10 funcionários, 8 pacientes e 2 acompanhantes.

Sintomas monitorados

Os protocolos de vigilância consideram suspeitos os casos que apresentem febre e alterações em exames de raio-x de tórax, associadas a sintomas como dor muscular, dor de cabeça e tosse.
Outra combinação possível é a presença de febre e pelo menos dois desses sintomas.
Pacientes com dor de garganta, coriza ou alterações de olfato e paladar deixam de ser considerados suspeitos para o surto.

Comentários Facebook

Estado

Setades divulga trabalhos aptos à apresentação em Mostra Estadual de Praticas em Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional

Publicados

em

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) divulgou, nesta quinta-feira (30), o resultado dos trabalhos que serão apresentados na V Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social e em Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo.

Os autores responsáveis pelas Práticas selecionadas para apresentação durante a V Mostra Estadual deverão confirmar sua participação, enviando e-mail para [email protected], até 03/12/2025, com o assunto: Confirmação de Participação na V Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social e em Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo, indicando no corpo do texto o título do trabalho, quais e quantos autores irão participar da apresentação.

A Mostra acontecerá na cidade de Vitória, Espírito Santo, em data e local a serem informados posteriormente. Em caso de não confirmação, os trabalhos subsequentes serão convocados, respeitando a ordem de classificação.

A listagem com os trabalhos selecionados pode ser encontrada no link:
https://setades.es.gov.br/edital_ivmostra_as

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 (27) 99949-8105
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana