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Cidades

Ação Cidadã facilita emissão de documentos em Riviera da Barra

Publicado

De: Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Peggy Maressa| Foto: Fabricio Lima
Criado: 10 de novembro de 2019

O mutirão de serviços gratuitos atendeu, na manhã deste sábado (9), os moradores do bairro Riviera da Barra. A “Ação Cidadã Maçonica”, montada na Praça principal, ofertou serviços como emissão de carteira de identidade; atendimento jurídico; orientação sobre higiene bucal; corte de cabelo masculino e feminino; orientação da Polícia Federal; entre outros. Também teve espaço para diversão da garotada com recreação infantil.

A merendeira Jéssica de Oliveira, de 25 anos, considerou a iniciativa é uma forma de facilitar o acesso aos serviços. “Acho muito bom porque, às vezes, as pessoas não têm como sair do trabalho e, tendo esses serviços aqui, é bom demais. Fiz as carteiras de identidade dos meus três filhos (de 2, 5 e 9 anos). Não vou precisar perder um dia de trabalho para isso e meus filhos se divertiram muito".

A moradora da Estrada Ayrton Senna Silvia Santos, de 41 anos, também aprovou a ação. “Acho muito bom porque é uma facilidade para quem estava precisando desses atendimentos. Estão sendo disponibilizados vários serviços que são importantes para nossa vida”, contou.

“A ação é tão importante não só para os moradores do bairro, mas para toda a região 5. Foi essencial a chegada desse evento e a confraternização”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores de Riviera da Barra, Alex Receputi.

Para o grão mestre da Grande Loja Maçônica, Valter Alves Noronha, o objetivo é promover serviços à população. “O mais importante é o atendimento à população mais carente e melhorar a qualidade de vida através dessa ação”, afirmou.

“É a aproximação desses serviços da Prefeitura das comunidades, de forma fácil e oportuniza”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo.

A Ação Cidadã ainda contou ainda com a apresentação da banda de congo Tambor de Jacarenema. 

A iniciativa é da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) e do Instituto Grande Loja, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Defesa Social e Trânsito, Assistência Social e Cultura.

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Cidades

Sala do Empreendedor: pedidos de microcrédito emergencial chegam a R$ 479 mil

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A linha mais procurada é a que disponibiliza até R$ 5 mil, sem taxa de juros
Foto: Márcia Leal/PMCI

Para enfrentar os impactos financeiros da pandemia de covid-19 em suas atividades, pequenas empresas e microempreendedores individuais de Cachoeiro já solicitaram R$ 479 mil das linhas de microcrédito emergencial disponíveis na Sala do Empreendedor.

A linha mais procurada é a que disponibiliza até R$ 5 mil, sem taxa de juros, com carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela e parcelamento em até 24 vezes.

A outra opção disponibiliza de R$ 200,00 a R$ 20 mil, com taxas a partir de 0,65% ao mês, carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela e prazo máximo para parcelamento de 30 meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que coordena a Sala do Empreendedor, foram feitas, ao todo, 65 solicitações de crédito dessas duas linhas e a liberação dos recursos pela instituição bancária responsável está sendo realizada de forma gradual.

“Com a redução da atividade econômica, as empresas tiveram perdas consideráveis no seu faturamento, o que vem ocasionando o desiquilíbrio em suas contas, atingindo o capital de giro e trazendo dificuldades para a gestão. As linhas de crédito disponibilizadas são medidas que oportunizam a oxigenação dos negócios, a fim de possibilitar que mantenham suas atividades e tenham tempo hábil para quitação em momento mais propício da economia, dada a carência concedida”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, lembrando que a Sala do Empreendedor também oferece acesso a outras linhas do programa Nossocrédito.

Mudança no horário de atendimento

Como a Sala do Empreendedor está instalada no Shopping Cachoeiro (2º piso), seu funcionamento, a partir desta segunda-feira (25), será realizado das 10h às 16h. A mudança se deve ao novo decreto municipal, que estabelece regras para as atividades econômicas durante a pandemia, e que reduz para seis horas diárias as atividades no interior de shopping centers.

A Sala também disponibiliza telefones e e-mails de atendimento, para evitar a formação de aglomerações no local. Confira:

Informações gerais: (28) 3155-5292, (28) 99945-6013 e [email protected].

Informações sobre as linhas emergenciais do programa Nossocrédito: (28) 98817-5970 (ligação e WhatsApp) e [email protected].

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