conecte-se conosco

Cidades

Ação Cidadã facilita emissão de documentos em Riviera da Barra

Publicado

De: Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Peggy Maressa| Foto: Fabricio Lima
Criado: 10 de novembro de 2019

O mutirão de serviços gratuitos atendeu, na manhã deste sábado (9), os moradores do bairro Riviera da Barra. A “Ação Cidadã Maçonica”, montada na Praça principal, ofertou serviços como emissão de carteira de identidade; atendimento jurídico; orientação sobre higiene bucal; corte de cabelo masculino e feminino; orientação da Polícia Federal; entre outros. Também teve espaço para diversão da garotada com recreação infantil.

A merendeira Jéssica de Oliveira, de 25 anos, considerou a iniciativa é uma forma de facilitar o acesso aos serviços. “Acho muito bom porque, às vezes, as pessoas não têm como sair do trabalho e, tendo esses serviços aqui, é bom demais. Fiz as carteiras de identidade dos meus três filhos (de 2, 5 e 9 anos). Não vou precisar perder um dia de trabalho para isso e meus filhos se divertiram muito".

A moradora da Estrada Ayrton Senna Silvia Santos, de 41 anos, também aprovou a ação. “Acho muito bom porque é uma facilidade para quem estava precisando desses atendimentos. Estão sendo disponibilizados vários serviços que são importantes para nossa vida”, contou.

Leia mais:  Projeto de Lei prevê aviso sonoro das senhas em agência bancária

“A ação é tão importante não só para os moradores do bairro, mas para toda a região 5. Foi essencial a chegada desse evento e a confraternização”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores de Riviera da Barra, Alex Receputi.

Para o grão mestre da Grande Loja Maçônica, Valter Alves Noronha, o objetivo é promover serviços à população. “O mais importante é o atendimento à população mais carente e melhorar a qualidade de vida através dessa ação”, afirmou.

“É a aproximação desses serviços da Prefeitura das comunidades, de forma fácil e oportuniza”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo.

A Ação Cidadã ainda contou ainda com a apresentação da banda de congo Tambor de Jacarenema. 

A iniciativa é da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) e do Instituto Grande Loja, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Defesa Social e Trânsito, Assistência Social e Cultura.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Equipes vão percorrer praias para monitoramento neste sábado (16)

Publicado

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 14 de novembro de 2019

O Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo às praias de Vila Velha elaborou um planejamento detalhado com diversas ações. Mais de seis quilômetros de praias serão vistoriadas; equipamentos necessários para a ação, como luvas e máscaras, já foram adquiridos; e orientações à pescadores programadas.

O cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, explicou que o gatilho de acionamento para as ações em campo seria a chegada do óleo em Praia Formosa e Fundão. Porém, neste sábado (16), às 9 horas, o comitê vai iniciar uma inspeção na praia com quadriculo percorrendo 6 km de orla, saindo do final da orla de Itaparica, próximo ao Dunas Motel, indo até a praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Outra equipe sai da Praia dos Recifes até Interlagos.

 “Essas praias são pouco movimentadas, não há presença constante de banhistas. Então, o trabalho será de visualização das nossas equipes, percorrendo essa faixa de areia, no horário especifico de maré baixa, que facilita a identificação de um possível resíduo”, falou.

Leia mais:  Repasse de quase R$ 2 milhões para manutenção e melhorias em escolas municipais de Cachoeiro

Não há risco de interdição de praia. O óleo deve chegar encapsulado, segundo a Marinha do Brasil ,e não afeta a balneabilidade, não contamina os pescados e nem deve aderir às pedras. “Se aparecer quantidades maiores será feito um isolamento da área para limpeza”, disse D’Isep.

Quem avistar qualquer ponto de óleo ou interessados em atuar como voluntários deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, através do aplicativo Ouve Vila Velha, pelo portal da prefeitura ou pelo telefone 162.

Participaram da reunião: representantes da secretarias municipais de Saúde, de Defesa Social e Trânsito, de Governo, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e membros das equipes de Comunicação, do Salva Mar e da Ouvidoria. O Comitê permanece aberto e em atuação durante o feriado e o final de semana.
 
Outras ações

Uma capacitação dos Pescadores está programada para a próxima terça-feira (19), às 11 horas, na Colônia Z2, em Itapuã. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já na quinta-feira (21), está programada, dependendo das condições do mar, uma inspeção na Ilha dos Pacotes, ponto importante de pesca no município.

Leia mais:  Casamento com menos de 16 anos está proibido por lei

A Prefeitura já dispõe dos equipamento de segurança necessários para as ações na praia. Ao todo, são 200 máscaras semifaciais, 200 luvas, 200 botas, 200 óculos 200 bonés, 100 protetores solar que estão acondicionados na sala do comitê na sede da antiga prefeitura na Av. Champagnat.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana