conecte-se conosco


Cidades

Ação de saúde no Centro de Cachoeiro terá testagem para hepatites e outros serviços nesta quinta-feira (28)

Publicados

em

Serão oferecidos testes rápidos também para HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e vacinação - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (28), Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro ofertará diversos serviços na Praça Jerônimo Monteiro, das 8h às 12h.

Haverá testagem rápida para hepatites B e C, HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra gripe (Influenza), Covid-19 e sarampo, além de orientação sobre prevenção de câncer de cabeça e pescoço.

O evento vai contar com a parceria do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) e do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci).

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, lembra que as hepatites costumam ser doenças silenciosas, sem sintomas claros, o que aumenta a importância de ampliar a testagem.

“Com essa ação na praça mais movimentada de Cachoeiro, vamos chamar atenção para o tema e facilitar o acesso ao diagnóstico de hepatites B e C por meio dos testes rápidos, que estão sempre disponíveis na rede municipal de saúde. Em poucos minutos o resultado fica pronto e, em casos positivos, já encaminharemos as pessoas para início dos tratamentos indicados”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinas contra hepatites A e B

A melhor forma de prevenir hepatites A e B é a vacinação. Em Cachoeiro, as doses estão disponíveis em todas as salas de vacina do município. A de hepatite A é aplicada somente em crianças de um ano de idade. Já a da B está disponível para todos até 49 anos. A hepatite B está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer do fígado e cirrose.

Comentários Facebook

Cidades

Sebrae realiza a instalação de internet em duas comunidades de Alegre e Conceição do Castelo

Publicados

em

Por

Distritos em Conceição do Castelo e Alegre foram beneficiados pelo programa Wi-Fi Brasil

Moradores de duas comunidades rurais do Espírito Santo receberam no último mês a instalação de antenas de internet para facilitar a comunicação e o acesso à informação, através do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No distrito localizado em Conceição do Castelo, cerca de 500 produtores rurais e da agricultura familiar foram beneficiados com a instalação. Já em Feliz Lembrança, comunidade de Alegre, 60 famílias já estão com acesso à internet.

“Entendemos que é necessário, especialmente nos dias de hoje, que todas as pessoas tenham acesso à internet, pois é lá que a comunicação acontece. Disponibilizar o wi-fi para essas comunidades significa oferecer oportunidades de negociações, e ampliar as possibilidades de mercado e renda para as famílias”, finaliza o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Segheto.

O empreendedor Fábio de Souza, dono da agroindústria Frumel, está entre os beneficiados pelo programa em Alegre. Ele conta que antes da instalação, os moradores compartilhavam a rede móvel e poucas casas tinham ponto de internet.

“Antes os vizinhos se ajudavam, um ia para a casa do outro para usar a internet. Agora com o ponto de acesso na praça, as pessoas vão até o centro comunitário para fazer suas pesquisas. Esse projeto do Sebrae é importante porque deixa a comunidade conectada 24 horas e fortalece inclusive a permanência do jovem na região, incentiva que eles criem algo, façam seus estudos e cursos online, além de reduzir a diferença de acesso à tecnologia entre campo e cidade”, ressalta Fábio.

Ao todo a região conta com seis agroindústrias, uma pequena fábrica de calçados, além dos pequenos prestadores de serviço da comunidade, todos impactados positivamente pelo programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana