conecte-se conosco


Cidades

Alunos de Vargem Alta lançam vídeo documentário em 360º sobre Meio Ambiente

Publicados

em

“Saberes da Mata” aborda a relação da comunidade rural com a Mata Atlântica - Fotos: Divulgação

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lança o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube. A produção é fruto de oficinas do projeto NOSSA MATA EM 360º que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º. O vídeo aborda a relação das pessoas da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta-ES, com a Mata Atlântica e pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

De acordo com a resolução nº 03/91 do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Governo do Espírito Santo está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo. Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica. A Mata Atlântica na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo.

 Durante os meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição. De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano. “A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzido pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo sob a orientação da Professora Intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio. O projeto NOSSA MATA EM 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES através de recursos do Funcultura.

Doc 360º “Saberes da Mata”

Doc, 5’, 2021

Onde assistir: www.nossamata360.com

Instagram: www.instagram.com/nossamata360

Facebook: www.facebook.com/nossamata360

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Cada vez mais internacional, Guriri estreia Jogos de Verão em grande estilo

Publicados

em

Por

Em uma realização da Prefeitura de São Mateus com o apoio da iniciativa privada, foi aberta a temporada 2022 dos Jogos de Verão de Guriri. As competições aconteceram no sábado e domingo (15 e 16), na Arena da Ilha, instalada próxima à Capelinha, e começaram as 8h de sábado (15), com as competições de Altinha e Futmesa, que foram um sucesso de organização e alto nível técnico.

A equipe campeã de Altinha foi a Alta da Ilha, com a Extreme levando o vice-campeonato. A dupla João e Ronald faturou o primeiro lugar no Futmesa, com Bruno e Bernardo em segundo lugar na competição.

No domingo (16) os competidores disputaram quem era o melhor na Redinha, nas modalidades mista e masculino. Na mista, Júlia e Thiago levaram a melhor, na final contra Cinthya e Jefferson. No masculino, João Pedrosa e Thiago Leonel levaram o primeiro lugar, enquanto Ronald e Ricardo ficaram com o vice-campeonato.

Outras atividades e presenças

O evento teve ainda atividades para animar o público presente nos dois dias, com Fitdance no sábado e Ginástica Aeróbica no domingo.

O prefeito Daniel Santana esteve na Arena, conferindo o sucesso do evento e conversando com espectadores e atletas, acompanhado pelo deputado federal Da Vitória e pelo vereador Cássio Mendes.

Para o secretário de Esportes Lazer e Juventude, Jasson Barcelos, o resultado desse primeiro final de semana de competições “foi extremamente positivo, com excelente participação e alto nível técnico, mesmo com o pouco tempo que tivemos para organizar os Jogos. E a tendência é ficar cada vez melhor: abrimos hoje (17) as inscrições para o próximo final de semana (22 e 23) e as vagas já foram todas preenchidas.”

No próximo sábado (22) e domingo (23) os Jogos de Verão 2022 continuam, com competições de Futevôlei e Voleibol, e Capoeira, Fitdance e Ginástica Aeróbica para agitar o público.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana