conecte-se conosco


Estado

Alunos do Espírito Santo preparam-se para ir à NASA

Publicados

em

Reprodução/Web

Dezesseis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci estão finalizando os preparativos para embarcar para a NASA. Eles participarão da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela agência americana de pesquisa e exploração espacial, que acontece de 30 de outubro a 4 de novembro deste ano, em Melbourne, na Flórida, Estados Unidos.

Durante seis dias, e carga horária total de 40 horas, os estudantes participarão de uma experiência completa de ciência e tecnologia, trabalhando em um projeto do centro espacial para programar robôs para realizar tarefas, usando matemática e sensores. Para isso, eles receberão noções de sistema de suporte de vida biorregenerativo, construção básica de robôs, movimentos lineares e curvilíneos, mecanismos de parada, programação e sensores.

Além disso, os participantes farão visitas técnicas a entidades, empresas e universidades e atividades culturais relacionadas ao campo de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (sigla STEM, em inglês), e terão a oportunidade de interagir com representantes de organizações como Embraer, SpaceX, Blue Origin, Space Laboratory, Harris Corp., Astrotech, entre outras.

De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais do Leonardo da Vinci, Lorena Rassele Croce, essa será uma oportunidade intensa de aprendizado em uma organização que é referência mundial. “Por ser imersivo e inovador, os alunos finalizam o programa muito estimulados e passam se interessar ainda mais pelo espaço e a focar mais nas disciplinas de matemática, física, ciência e tecnologia, o que pode até influenciar na escolha das carreiras deles. Além disso, como acontece em toda experiência internacional, o aluno volta diferente, pois vivencia em curto tempo muitas experiências que aqui não teria oportunidade. Isso muda a visão deles de mundo”, opina Lorena.

Seleção

Os alunos participantes da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia da NASA foram selecionados pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci, a única escola do Espírito Santo e uma das três do Brasil que participam do programa, por terem as maiores notas em Matemática, Ciências, Química, Física, História e Geografia e competência linguística no inglês, uma vez que todas as atividades são conduzidas nesse idioma, além de liderança e potencial de servir a humanidade no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (sigla STEM, em inglês).

Os estudantes escolhidos são: Alice Devens Carvalho, Alice Nunes Magalhães, Diogo Stabauer Ribeiro Pimentel, Fernanda Boechat Peyneau Machado, Gabriel Moraes Kuniyoshi, Gabriela Guasti Pinto de Magalhães e Souza, Helena Hegner de Almeida, Ilan Klein Bermudes, Isabella Dias Torezani, Laura Borchio Simmer, Lorena Pimenta Valbão, Luiza Souza Rubim, Malu Trés de Carvalho Abaurre, Maria Eduarda Almonfrey Burns, Pedro Cabaline Mazzi e Pedro Torezani Colodetti.

O Centro Educacional Leonardo da Vinci possui, desde 2016, convênio com a Brazil-Florida Chamber of Commerce (BFCC) e a Kennedy Space Center International Academy (KSCIA) para participação no programa educacional. Esta será a quinta viagem de alunos da escola à NASA e eles serão acompanhados pelos professores Lorena Rassele Croce e Francis Monteiro.

Fotos: Alunos em viagem à NASA em 2019:

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Espírito Santo vai ganhar hub de inovação e economia criativa

Publicados

em

Os capixabas ganharão, em breve, um espaço dedicado às ações de fomento à inovação e à economia criativa: o Hub ES+. O novo espaço será um centro de inovação e economia criativa, a ser instalado no Centro de Vitória, no antigo cartório da Praça Costa Pereira. O projeto arquitetônico do HUB ES + está em andamento e as obras já estão em fase inicial. A previsão é de que a inauguração aconteça em outubro deste ano.

O local foi projetado para a realização de cursos, palestras, trabalhos multimídia, coworking, aceleração e incubação de iniciativas inovadoras e criativas. Nesta quarta-feira (29), representantes das secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), da Cultura (Secult), de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participaram da visita ao local.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, frisou que o Hub ES+ representa a união da arte e da cultura com a ciência, a tecnologia e a inovação. “A localização é estratégica para o fortalecimento de outra importante ação de nosso Governo, que é a revitalização do Centro de Vitória”, destacou.

“É conhecido que a inovação floresce na diversidade e que as diferenças, os encontros e desencontros têm o potencial de gerar novas ideias, além de desembocar em inovações. Portanto, acredito que a criação do Hub ES+ contribui de forma decisiva para a revitalização do Centro e para as bases de uma nova economia capixaba, com vistas ao desenvolvimento de processos inovadores”, salientou Pessanha.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a cultura, a economia criativa e a inovação têm em comum a capacidade de criar redes de produtos e serviços, gerando renda e oportunidades. “Integramos ações da Secult e da Sectides no espaço físico do HUB ES+, e vamos potencializar o acesso ao conhecimento para empreendedores, por meio de diversas ações no local”, completou.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, comentou que o Hub ES+Criativo é um canal fundamental para ampliar ainda mais a conexão entre o Governo do Estado e o ecossistema de inovação. “Para a Seger, é fundamental porque cria um espaço dinâmico para a conexão dos seus produtos, como o Startup ES, o Pitch Gov, Aceleração do Inoves, entre outras ações que nós desenvolvemos por meio do LabGes”, ressaltou o secretário.

“O SEEDES tem o foco de fortalecer o ecossistema capixaba de inovação, ao fazer a aceleração de 30 startups. Abrigar essa aceleração no HUB ES+ é uma forma de potencializar a união da economia criativa, da inovação e da cultura e, com isso, desenvolver ainda mais o ecossistema”, enfatizou o diretor de Inovação Elton Moura, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

No Hub ES+, funcionarão programas, como o Programa SeeDES (Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo), o I2CA e Ações para Economia Criativa. O Programa de Aceleração do Estado do Espírito Santo, o SEEDES, é o primeiro programa público de aceleração de Startups do Estado do Espírito Santo e uma importante ação para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação capixaba. Para isso, deve ser desenvolvido como política pública do Estado e absorvido e apoiado pelo ecossistema e pelas diversas instituições capixabas.

No primeiro ciclo, por meio de um chamamento público, serão selecionadas 30 startups para um processo intenso de aceleração, com duração de seis meses, e que contará com capacitações, mentorias personalizadas, subvenção econômica, bolsa para dedicação exclusiva ao negócio, trocas de conhecimento, networking e imersão no ecossistema.

Com o propósito de desenvolver pesquisas para benefício fundamentalmente da indústria, nas áreas de Cognição Visual Artificial, Mobilidade Autônoma, e Interação Autônoma Inteligente, entre outras correlatas e pertencentes à grande área de Inteligência Computacional, o Programa de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA) atualmente conta com as parcerias da ArcelorMittal, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de Startups.

Voltado para ações de economia criativa, o Programa ES + Criativo, do Governo do Estado, por meio da Secult e de outras instituições, vem formando parcerias para fomentar políticas públicas na área de economia criativa, em âmbito Estadual e municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. O segmento criativo, além de abranger setores como o mercado da música, da gastronomia, do artesanato e até mesmo da tecnologia da informação, também amplia uma rede de produtos e serviços, gerando renda e oportunidades.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
[email protected] / [email protected] / brasã[email protected]
https://www.facebook.com/SecultES
https://www.instagram.com/secult.es/

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana