conecte-se conosco


Economia

Alunos vão à Ceasa Sul para aula prática de administração financeira

Alunos da escola estadual Claudionor Ribeiro estão usando a Ceasa Sul, em Cachoeiro, como exemplo prático para contextualizar conteúdos teóricos aprendidos na disciplina Administração Financeira, do curso técnico de Administração concomitante com o Ensino Médio, oferecido para jovens dentro do programa Mediotec. A visita, na quinta-feira (21), contou com a participação de 20 estudantes do […]

Publicados

em

Alunos da escola estadual Claudionor Ribeiro estão usando a Ceasa Sul, em Cachoeiro, como exemplo prático para contextualizar conteúdos teóricos aprendidos na disciplina Administração Financeira, do curso técnico de Administração concomitante com o Ensino Médio, oferecido para jovens dentro do programa Mediotec.

A visita, na quinta-feira (21), contou com a participação de 20 estudantes do 2º ano, 3º módulo, e foi acompanhada pelo professor Renato Cezar Figliuzzi, que também atua na operacionalização do financeiro da Ceasa Sul. Os estudantes puderam ver como funciona a administração financeira da central de abastecimento – importante para a comercialização da produção agrícola de Cachoeiro e região – e vão produzir, a partir da experiência, relatórios que serão avaliados para a progressão no curso. 

Para o professor, o resultado foi muito significativo para o processo de ensino e aprendizagem, pois representou mais do que a visualização da prática daquilo que é ensinado no curso, ao apresentar aos alunos um espaço muito importante para a economia local. “Pudemos mostrar os benefícios que ela traz aos produtores rurais como espaço para comercialização e como estreita os laços entre o campo e a cidade”, explica.

Vistas técnicas

A turma não foi a única. O espaço costuma receber visitas técnicas de outras instituições de ensino também, como de alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo e da Escola Família Agrícola. Para agendar visitas, os profissionais interessados devem ligar para 3521-9070, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

A Ceasa Sul é administrada a partir de um convênio entre a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S.A (Ceasa).

Comentários Facebook
Propaganda

Economia

Painel Telebrasil discutirá 5G, internet 3,0 e sustentabilidade

Publicados

em

A expansão da tecnologia 5G, a internet 3.0 e a sustentabilidade são os temas principais do Painel Telebrasil Summit 2022, que ocorrerá na terça (27) e na quarta-feira, em Brasília. Promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil), o evento também discutirá as perspectivas do setor de telecomunicações após as eleições deste ano.

Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão participar da abertura do evento. Também participam do painel os presidentes das principais operadoras e fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Em relação à implementação da tecnologia 5G, a discussão envolverá entre outros pontos, a adequação das legislações de antenas de cidades que ainda têm leis desatualizadas e, também, as novas regras para o compartilhamento de postes.

Também haverá debates sobre a web 3.0, a fase futura da internet que pretende diminuir a concentração do tráfego em grandes empresas. Entre as novidades da web 3.0 estão a descentralização da propriedade, com conteúdos hospedados simultaneamente em vários servidores, o uso disseminado de softwares de códigos abertos e maior participação de usuários. Os novos protocolos, segundo os criadores, facilitarão o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Outros temas a serem discutidos são a sustentabilidade e a governança das empresas de telecomunicações, com destaque para a apresentação de práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). Detalhes da programação podem ser obtidos no site do evento.

Edição: Maria Claudia

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana