conecte-se conosco


Cidades

Anchieta institui Centro de Inovação e Tecnologia Produtiva e Diversificada

Publicados

em

Para celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado na última terça-feira (19), a Prefeitura de Anchieta instituiu o Centro de Inovação e Tecnologia Anchieta Produtiva e Diversificada (CITAPD), oficializado por meio do Decreto nº 6.183/2021. A novidade, segundo a gestão municipal, faz parte das ações prioritárias do Projeto Anchieta Produtiva e Diversificada.

Dentre as principais ações do CITAPD estão a pesquisa, a concepção e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores. Para que isso se torne realidade é necessário priorizar a conexão entre as pessoas, criando um espaço físico e virtual para que ocorra fluxo de informações e recursos. Com esse Centro, a Sala do Empreendedor pretende criar também, a longo prazo, hubs de inovação estimulando negócios e parcerias. Um espaço onde startups possam estabelecer suas operações.

As atividades serão desenvolvidas no espaço físico do Centro Administrativo II e para coordenar as etapas do trabalho, foi nomeada uma equipe gestora, por meio do Decreto A nº 396/2021, que organizará o processo de gestão, mobilização e articulação necessários ao pleno desenvolvimento das atividades do CITAPD.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, essa é uma ação importante para ampliar a atuação da Sala do Empreendedor, que vem desde a sua criação, em 2016, implementando atividades para criar no município, uma ambiência que fortaleça a cultura empreendedora e impulsione a economia, como estratégia de geração de trabalho, renda e inclusão social.

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor, Vanderleia Luiz, há uma necessidade dos empreendedores impulsionarem a inovação e o uso de novas tecnologias, em seus negócios. Até outubro de 2021, segundo ela, o município tem registrado 2.310 MEIs ativos, sendo 1.185 empreendedores do sexo masculino e 1.125, feminino.

Para o Prefeito Fabrício Petri, a ideia do Centro de Inovação e Tecnologia Anchieta Produtiva e Diversificada (CITAPD) é uma ação ousada da Sala do Empreendedor que pretende a médio e longo prazo criar uma ambiência de inovação, ampliar o networking dos empreendedores, criar um espaço de coworking público e trabalho colaborativo por meio das parcerias público-privadas.

O Dia Nacional da Inovação relembra o primeiro voo bem-sucedido de Alberto Santos Dumont com um dirigível ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em 1901.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Abertas as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba

Publicados

em

Por

Estão abertas as inscrições da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que acontecerá de forma virtual. Podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, trabalhadores da Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Sindicato, pais de alunos, alunos, Superintendência Regional de Educação e Ensino Superior. Ao todo foram disponibilizadas 120 vagas para o Município de Linhares.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/87nJPm1jFx5BGbtKA. O evento é uma realização das secretarias de Educação dos municípios de Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Rio Bananal e Jaguaré.

O participante, ao se inscrever, precisa informar o município de origem, qual segmento representa na sociedade, confirmar sua participação na palestra de abertura e, na sequência, escolher o eixo temático que deseja participar. A conferência será no dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas, e será transmitida pelo Youtube e também pela plataforma Zoom.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou que a opção por fazer uma conferência intermunicipal traz resultados positivos, porque as discussões já estão sendo muito valiosas.

“Nós certamente levaremos para o fórum nacional diversidade de opiniões, e isso tem estreitado os laços entre os municípios em um tema de tamanha relevância. Levar qualidade na educação às crianças já é um grande desafio e com equidade, respeitando todas as diferenças regionais, individuais, os desafios são ainda maiores. Essas temáticas trazem muitas possibilidades de atuação para que a educação de qualidade chegue a todos os alunos”, disse a secretária de Educação.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba é uma preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no ano que vem.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO:

8h – Abertura com apresentação das autoridades (transmissão pelo Youtube – parceria Ifes – Nova Venécia)

8h50 – Apresentação cultural (Ifes Campus Nova Venécia)

9h – Palestra de abertura: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” – Profª Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen – Ifes de Nova Venécia

10 às 12h – Apresentação e aprovação do Regimento

VESPERTINO:

Ambientes virtuais por eixo e plenária final

Eixo I – O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Wilson Alves Pereira – Assessor Parlamentar para Assuntos Educacionais – Brasília/DF

Eixo II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade à serviço da Educação – Carmen Lúcia Prata – Assessora de Tecnologia da Informação – Sedu/ES

Eixo III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo – Deputado Federal Idilvan Alencar – CE e Relator do PL 25/2019 – SNE

13h30 às 14h30 – Apresentação e dinâmica do Eixo

14h30 – Palestra de abertura por eixo, em cada ambiente virtual

15h10 às 16h50 – Plenárias de eixo

17 às 18 horas – Plenária final

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana