conecte-se conosco

Estado

Arquivo Público recebe as coleções ‘Hugo Borges’ e ‘O Continente’

Publicado

Duas novas coleções serão entregues ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), nesta quarta-feira (04), às 16h30, e passarão a fazer parte do acervo documental da instituição. A primeira é formada por 405 fotografias e recortes de jornais referentes à trajetória política de Hugo Borges, abrangendo os anos de 1948 a 2010. A segunda é composta por exemplares do periódico “O Continente”, que circulou no município de Vila Velha, no período de 1953 a 1955.

Hugo Borges

Ex-prefeito de Guarapari e ex-deputado estadual por cinco mandatos, Hugo Borges atuou na vida pública por mais de 50 anos, sendo um dos fundadores e principais representantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Estado.

A doação do acervo foi feita pelo neto de Hugo Borges, o jornalista Paulo Sérgio Borges Filho. As imagens mostram, dentre outros temas, atividades políticas, paisagens naturais e urbanas, eventos esportivos e culturais, comícios e viagens.

O Continente

Uma coleção completa do jornal “O Continente” será entregue pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, após doação realizada pelos familiares dos fundadores do periódico. O material traz importantes informações para pesquisas sobre a década de 1950, como a atuação e morte de Getúlio Vargas, os principais embates políticos da época, as ocorrências cotidianas do município e textos literários de autores locais. Ao todo são 272 páginas, que já foram digitalizadas e podem ser consultadas para estudos.

Leia mais:  Casagrande recebe Comando Unificado da Crise sobre óleo que atinge litoral brasileiro

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/99633-3558
[email protected]
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

Apresentação de Coral de internos com Banda da PM encanta no Palácio Anchieta

Publicado

Dando início às festividades de fim de ano, o coral “Vozes em Busca da Liberdade”, formado por internos do sistema prisional, se apresentou no Salão São Tiago no Palácio Anchieta, em Vitória, no início da noite desta sexta-feira (06). Cerca de 40 apenados dividiram o palco com a Banda da Polícia Militar e entoaram canções natalinas, além de músicas populares. O governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jaqueline Morais também estiveram presentes.

O evento foi realizado pela Secretaria da Justiça (Sejus), com apoio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), da Comissão em Defesa da Vida da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), do Conselho Estadual de Igrejas (CEIGEVES) e da Associação de Pastores de Vitória (APEV).

Durante a abertura do evento, o governador Casagrande tratou a cultura como um fator de grande contribuição para o processo de ressocialização. “Quem tem condições e capacidade de cantar, de tocar um instrumento, ajuda na melhora de um ambiente como o sistema prisional”, comentou.

Leia mais:  Confira a previsão do tempo no fim de semana no Estado do Espírito Santo

Coral Vozes em Busca da Liberdade

O coral foi criado em abril pela Igreja Adventista Área Sul. Ele é formado por internos das seguintes unidades prisionais: Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI), Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA 1), Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2) e Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV 5).

A subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, explica que o projeto faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Secretaria, que realiza trabalho socioespiritual de forma voluntária nas unidades prisionais do Estado:

“Essa apresentação de hoje é motivo de orgulho para nós. Ao trazer os internos para se apresentarem no Palácio Anchieta, junto com policiais militares, com o apoio de órgãos e instituições que acompanham o trabalho desenvolvido pela Sejus estamos demonstrando a todos do sistema prisional que a sua reintegração social é possível. Estamos trabalhando para diminuir o estigma e o preconceito contra o interno e os egressos, criando oportunidades para sua qualificação e ocupação. Foi uma bela apresentação que certamente irá ajudar a perspectiva desses internos e de seus familiares”, afirmou a subsecretária.

Leia mais:  Espírito Santo terá um Cadastro estadual de pedófilos

O coral demonstra as ações de políticas criminais desenvolvidas pelo Governo do Estado em parceria com as instituições que atuam na efetivação da execução da pena e alcance da sua função social como fator de reintegração da pessoa humana em privação da liberdade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 99648-6334

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432 / 99971-2819
[email protected] 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

 

 

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana