conecte-se conosco


Estado

Atenção moradores do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas: prazo de inscrição em concurso de histórias que viram filmes termina domingo (10)

Publicados

em

Os autores das histórias selecionadas vão participar de uma imersão audiovisual de 15 dias, voltarão para as cidades para gravar as histórias, com a orientação técnica e o suporte de equipamentos do projeto, e terão as obras exibidas numa telona de cinema montada em ruas e praças em sessões gratuitas

Sabe aquela história emocionante, divertida, curiosa ou misteriosa que não sai da sua cabeça? Imagine transformá-la em filme? Os moradores de 25 municípios que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas têm até domingo (10/12) para se inscrever no Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III. Basta acessar www.curtavitoriaaminas.com.br, ler o regulamento e enviar uma ou mais histórias reais ou inventadas.

Podem se inscrever moradores de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais.

A temática é livre e não precisa ser relacionada com a Estrada de Ferro. Pode ser um causo, um drama, um romance, um suspense, algo sobrenatural, inspirado ou não em fatos reais, em um acontecimento histórico, em uma personalidade, em um lugar, ou até mesmo baseado em uma história de família. Sabe aquela história marcante contada por seu pai, sua mãe ou por seus avós? E aquela história inventada pela sua imaginação? Pode mandar também.

Para se inscrever, o interessado (a) deve ter acima de 18 anos, morar em uma das cidades participantes e não precisa experiência anterior na área audiovisual. O autor (a) pode inscrever quantas histórias quiser, no entanto, apenas uma delas poderá ser escolhida. Cada história deverá ter um único autor (a). O concurso escolherá as dez melhores histórias com base em critérios como a originalidade e o interesse gerado pela temática.

Depois de conferir o regulamento, o autor (a) deve preencher o formulário de inscrição, anexar a história e cópia dos documentos (CPF, RG e comprovante de residência), via online, ou enviar em um mesmo envelope o formulário preenchido e assinado, cópia do RG, CPF e comprovante de residência através dos Correios para o endereço: Projeto Curta Vitória a Minas III – Instituto Marlin Azul – Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570 – Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720. O resultado será divulgado em fevereiro.

Os autores das histórias selecionadas vão participar durante 15 dias de uma imersão audiovisual para aprender com profissionais de TV e do Cinema como fazer um filme. Eles aprenderão noções de roteiro, direção, fotografia, som, produção, direção de arte, direitos autorais e mobilização comunitária. As aulas são expositivas, bastante participativas, com estudos de caso, exercícios práticos, para que o autor (a) conheça o que precisa para gravar um documentário ou uma ficção.

Ao final do curso, cada autor (a) voltará para sua cidade de origem com o roteiro e o plano de produção em mãos para iniciar a pré-produção da gravação do curta-metragem, sempre com o acompanhamento técnico do projeto. No decorrer das filmagens, o selecionado (a) contará com uma equipe formada por um diretor de fotografia, um técnico de som e uma produtora. Depois, na montagem, um editor de imagens e um finalizador o/a acompanharão na edição do filme.

O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.

SERVIÇO

Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III

Inscrições até 10 de dezembro de 2023

Quem pode participar: Moradores acima de 18 anos de: Fundão (ES), Ibiraçu (ES), João Neiva (ES), Colatina (ES), Baixo Guandu (ES), Aimorés (MG), Itueta (MG), Resplendor (MG), Conselheiro Pena (MG), Tumiritinga (MG), Governador Valadares (MG), Periquito (MG), Belo Oriente (MG), Naque (MG), Santana do Paraíso (MG), Ipatinga (MG), Coronel Fabriciano (MG), Timóteo (MG), Antônio Dias (MG), João Monlevade (MG), Nova Era (MG), Bela Vista de Minas (MG), Rio Piracicaba (MG), Santa Bárbara (MG) e Catas Altas (MG).

Como esclarecer dúvidas: através do e-mail [email protected] e do telefone (27) 99872-3521.

Comentários Facebook

Estado

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

Publicados

em

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana