conecte-se conosco


Grande Vitória

Atobá-grande passa por tratamento no Iema

Publicados

em

 

Um atobá-grande (Sula dactylatra) foi resgatado, nessa terça-feira (20), na região da Glória, em Vila Velha, e está em tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica. A ave é uma espécie que se reproduz no Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, não sendo comumente observada na costa capixaba.

Assim que resgatado, o atobá-grande foi avaliado pelos médicos-veterinários do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que operacionaliza o Cetras do Iema. Segundo os profissionais, a ave está magra, com piolhos e tem a asa direita caída. Porém, se apresenta ativa e se defende das pessoas com bicadas.

O atobá-grande tem hábitos oceânicos e, como não costuma frequentar a costa como outras aves marinhas, é provável que o problema que o animal tem na asa tenha causado dificuldades. “Essa espécie se alimenta mergulhando no mar para capturar peixes. É necessário estar em perfeitas condições de saúde para realizar essa atividade. O problema na asa com certeza prejudicou que o atobá se alimentasse e, por isso, ele tem emagrecido”, explicou o presidente do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos, o veterinário Luis Felipe Mayorga.

A ave passará por exame radiográfico para descobrir qual o problema com a asa. “A princípio, estamos alimentando o atobá com uma vitamina de peixe triturado, pois ainda não come sozinho. A vitamina vai ajudar a reidratar e recuperar a saúde”, contou Mayorga.

O animal seguirá em tratamento até ter condições de voltar à natureza.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Grande Vitória

Ceturb-ES anuncia mudanças em linhas do Transcol no Aniversário de Viana

Publicados

em

 

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informa que, em virtude das celebrações dos 159 anos da Emancipação Política de Viana, o trânsito próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e adjacências será fechado nesta sexta-feira (23), a partir das 5h.

Devido às interdições, o itinerário das linhas 901, 903, 920, 982, 983, 984 e 985 serão transformadas em linhas circulares para continuar o atendimento aos usuários, começando às 5h de sexta-feira até 00 horas de domingo (25).

Todas as linhas que embarcarem e desembarcarem pela BR-262 farão parada em frente ao prédio da Prefeitura de Viana e o motorista do coletivo mudará a bandeira para Terminal Campo Grande. Os mesmos veículos irão contornar o Centro, passando pelos bairros Santo Agostinho e Santa Teresinha, saindo na BR-262.

A Companhia reforça que, em caso de dúvidas, além do canal de comunicação Disque Ceturb (0800 039 1517), a consorciada Santa Zita disponibilizará atendimento local aos passageiros.

Detalhes sobre as interdições locais

– Rotatória em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o fluxo no sentido Praça da Prefeitura será bloqueado.

– Interdição na rotatória da estação ferroviária, fechando o tráfego no sentido Praça da Sede.

Confira as Linhas de ônibus que serão afetadas:

901- VIANA / T. CAMPO GRANDE

903 – PIAPTANGUI / T. CAMPO GRANDE – VIA VIANA

920 – SANTA RITA / T. CAMPO GRANDE – VIA SANTA CLARA/VIANA

982 – BAIRRO INDUSTRIAL / VIANA – VIA BAIRRO PRIMAVERA/CANAÃ

983 – VIANA / BAIRRO IPANEMA VIA BAIRRO UNIVERSAL – CIRCULAR

984 – VIANA / SOTECO VIA AREINHA/VALE DO SOL/PAM ARLINDO VILLASCHI – CIRCULAR

985 – NOVA BETHÂNIA / VIANA – VIA VILA BETHÂNIA/BOM PASTOR

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana