conecte-se conosco


Estado

Atualização cadastral de rebanhos começa nesta quarta-feira (1º)

Publicados

em

Entre os dias 1º de maio e 30 de junho, os produtores rurais do Espírito Santo deverão fazer a atualização cadastral de rebanhos, que inclui bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, animais aquáticos e abelhas.

O procedimento é obrigatório e gratuito, devendo ser feito pelo Siapec: https://idaf.es.gov.br/siapec.

Os produtores que ainda não têm login e senha no Siapec devem procurar a unidade do Idaf em seu município, levando documentação pessoal, e, no local, preencher formulário específico.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, convoca todos os criadores de animais para que façam o procedimento. “Estamos progredindo para o reconhecimento internacional quanto ao status de livre de febre aftosa sem vacinação. O Estado e o setor produtivo precisam caminhar juntos nessa direção”, pontuou Monteiro.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cipriano, explica que a atualização cadastral substitui as etapas de vacinação contra febre aftosa e intensifica o controle e a prevenção de doenças. “O Espírito Santo deve desenvolver ações que fortaleçam seu sistema de vigilância para manter o Estado livre de enfermidades, cumprindo os compromissos do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e possibilitando a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, disse Cipriano.

Em caso de não atualização cadastral dentro do prazo, a propriedade será considerada inadimplente e impedida de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho.

Comentários Facebook

Estado

Espírito Santo lança calendário vacinal para bovinos e bubalinos

Publicados

em

Todos os pecuaristas do Espírito Santo devem ficar atentos! O Governo do Estado acaba de lançar o calendário de vacinação recomendado aos rebanhos bovino e bubalino presentes em território capixaba. Dessa forma, os criadores podem se informar a respeito das vacinas necessárias em cada período de vida dos animais para preservar a sanidade do gado de leite e de corte.

O calendário foi organizado a partir do diálogo com profissionais da área, especialmente médicos-veterinários e zootecnistas, além de representantes dos produtores e criadores de gado.

O lançamento do calendário de vacinação foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) na Fazenda Santo Antônio, pertencente ao Grupo Fiore e localizada em Calogi, zona rural do município da Serra.

Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, este é o momento de realizar ações educativas com os produtores rurais no intuito de melhorar a cobertura vacinal de doenças obrigatórias, como a brucelose, e incentivar o uso de imunizantes contra zoonoses, que são as doenças que acometem animais e seres humanos.

“A melhoria da sanidade promove a abertura de novos mercados, melhora os índices produtivos do rebanho e garante a lucratividade dos pecuaristas. E, ainda, essa ação é estratégica para a garantia da segurança alimentar”, afirmou Enio Bergoli.

Esta ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES).

Entre os principais beneficiados estarão pecuaristas atendidos pelo Idaf, Incaper, cooperativas, associações, prefeituras municipais, sindicatos, laticínios privados, dentre outros parceiros do programa.

Melhoria da pecuária
A sanidade animal é uma das ações prioritárias do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo, lançado em agosto de 2023 pelo governador Renato Casagrande. O programa é baseado em cinco eixos, tendo como foco a sustentabilidade e agregação de valor e o objetivo de aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas e tornar o Estado autossuficiente na produção.

O estímulo à vacinação também está expresso nas iniciativas selecionadas pelo novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032), que é o documento construído para nortear as políticas públicas para o setor agropecuário no Espírito Santo com o objetivo de aumentar a produtividade e as exportações do agronegócio capixaba.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana