conecte-se conosco


Estado

Audiência Pública discute construção do Centro Especializado em Resposta a Desastres

Publicados

em

O auditório do Centro de Inteligência de Defesa Civil, em Vitória, foi palco de uma importante audiência pública voltada à construção do Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). O evento, que aconteceu na última terça-feira (20), reuniu especialistas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o objetivo de colher informações e esclarecer dúvidas a respeito da contratação da obra do Centro. A construção do CERD faz parte do Programa Águas e Paisagem II.

O coordenador da Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem II, Germano Felippe Wernersbach, disse que a audiência pública é necessária para promover a transparência, fomentar o diálogo com o mercado e com a sociedade. Ele também informou detalhes sobre o que se propõe para o futuro edital de contratação. “A contratação vai acontecer na modalidade design and building, na qual a empresa contratada fará o projeto e a obra. O lançamento está previsto para agosto de 2025 e serão considerados aspectos relacionados à proposta técnica e à financeira. Também poderão ser valorizados elementos como introdução de inovações compatíveis com o escopo, estratégias para fortalecimento da mão de obra local e ações voltadas à promoção da inclusão social”, disse.

O capitão bombeiro André Marinho de Godoy, comandante do CERD, detalhou a função e o funcionamento do Centro. “O CERD é uma equipe especializada, com equipamentos diferenciados, com efetivo extremamente selecionado. Opera com treinamentos constantes no atendimento de ocorrências diferenciadas e dando treinamento e capacitação contínuos à sua equipe por meio de treinamentos avançados”, afirmou.

O tenente coronel bombeiro Anderson Pimenta enalteceu a implementação das futuras instalações do CERD. “Quando foi construído o prédio do Cidec, que foi feito nos mesmos moldes, passamos a ter um local adequado para a gestão de desastres, mas ainda falta uma estrutura adequada para a resposta ao desastre. Esse é o principal objetivo da construção do CERD”, informou.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão, também esteve no evento. Ela elogiou a iniciativa da realização da audiência pública e enalteceu as vantagens de se utilizar recursos do Banco Mundial para contratar a obra, principalmente em relação às taxas de juros atrativas e ao apoio técnico para implementação.

 

Centro Especializado em Resposta a Desastres

Em área de 84.000 metros quadrados, localizada no município da Serra, doada ao Estado pela Arcelor Mittal para este fim, a implantação do Centro Especializado de Resposta a Desastres (CERD) trata-se de um projeto que elevará a capacidade do Espírito Santo em atuar frente aos desastres e, somado com o Centro de Inteligência da Defesa Civil, colocará o estado do Espírito Santo em patamar diferenciado no Brasil quanto ao atendimento integrado dos cidadãos afetados por eventos climáticos extremos.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana