conecte-se conosco


Economia

Aumento de tarifas de energia é tema de audiência pública

A Comissão de Defesa do Consumidor, em sua primeira audiência pública deste ano, convidou o diretor-presidente de Operações da Distribuição da EDP, Michel Nunes Itkes, e outras autoridades para discutir reclamações de consumidores sobre aumento “abusivo” nas tarifas de energia elétrica praticado nos meses de janeiro e fevereiro. O encontro está marcado para terça-feira (26), às […]

Publicados

em

A Comissão de Defesa do Consumidor, em sua primeira audiência pública deste ano, convidou o diretor-presidente de Operações da Distribuição da EDP, Michel Nunes Itkes, e outras autoridades para discutir reclamações de consumidores sobre aumento “abusivo” nas tarifas de energia elétrica praticado nos meses de janeiro e fevereiro. O encontro está marcado para terça-feira (26), às 10h30, no Plenário Dirceu Cardoso. 

De acordo com o Procon 225 reclamações sobre os aumentos foram registradas de janeiro até 11 de fevereiro, dez a mais do que no mesmo período de 2018. 

Por meio de nota à imprensa emitida no início do mês, a EDP alegou que o aumento foi causado pelo uso de ar-condicionado e do chuveiro, em função do verão. 

Os deputados, porém, não se convenceram com as explicações e decidiram solicitar, na reunião da última terça-feira (19), que o Procon e o Ministério Público Estadual investiguem a questão.  

Para o deputado Vandinho Leite (PSDB), vice-presidente da Defesa do Consumidor, há algo de obscuro nas cobranças, pois existe a comprovação de que o consumo foi o mesmo que nos outros períodos. 

“O Procon precisa estipular um prazo para que a EDP comprove a legitimidade desse aumento”, cobrou. 

O presidente do colegiado, Dary Pagung (PRP), pediu atuação “contundente” do Ministério Público no combate a prática dos aumentos.

Convidados 

Michel Nunes Itkes – diretor–presidente de Operações da Distribuição da EDP 
Lana Lages – diretora-presidente do Procon Estadual 
Eduardo Passamani Galvão – delegado de defesa do consumidor 
Sandra Lengruber – promotora de Justiça

Comentários Facebook
Propaganda

Economia

Painel Telebrasil discutirá 5G, internet 3,0 e sustentabilidade

Publicados

em

A expansão da tecnologia 5G, a internet 3.0 e a sustentabilidade são os temas principais do Painel Telebrasil Summit 2022, que ocorrerá na terça (27) e na quarta-feira, em Brasília. Promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil), o evento também discutirá as perspectivas do setor de telecomunicações após as eleições deste ano.

Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão participar da abertura do evento. Também participam do painel os presidentes das principais operadoras e fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Em relação à implementação da tecnologia 5G, a discussão envolverá entre outros pontos, a adequação das legislações de antenas de cidades que ainda têm leis desatualizadas e, também, as novas regras para o compartilhamento de postes.

Também haverá debates sobre a web 3.0, a fase futura da internet que pretende diminuir a concentração do tráfego em grandes empresas. Entre as novidades da web 3.0 estão a descentralização da propriedade, com conteúdos hospedados simultaneamente em vários servidores, o uso disseminado de softwares de códigos abertos e maior participação de usuários. Os novos protocolos, segundo os criadores, facilitarão o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Outros temas a serem discutidos são a sustentabilidade e a governança das empresas de telecomunicações, com destaque para a apresentação de práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). Detalhes da programação podem ser obtidos no site do evento.

Edição: Maria Claudia

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana