conecte-se conosco


Cidades

Autores capixabas e de outros estados lançarão livros na 8ª Bienal Rubem Braga

Publicados

em

Serão apresentados 14 títulos de gêneros como romance, poesia e crônica - Foto: Márcia Leal

Durante a programação da 8ª Bienal Rubem Braga, organizada pela Prefeitura de Cachoeiro, autores cachoeirenses e de outras partes do país irão lançar suas obras literárias durante o evento. Ao todo, serão apresentados 14 títulos, dos mais variados gêneros, como romance, poesia e crônica.

Em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais, a Bienal será realizada entre os dias 23 e 29 de maio. As mesas de lançamento de livros acontecerão no sábado (28), às 10h, e no domingo (29), às 10h e 14h. Elas poderão ser acompanhadas pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro no YouTube (Semcult Cachoeiro).

A cachoeirense Luciene Carla é uma das escritoras que irá apresentar seu trabalho. De acordo com a autora, o livro intitulado “Entre o cuidar e o curar”, fruto de uma dissertação de mestrado, fala sobre as Santas Casas, desde o surgimento delas, em Lisboa, Portugal, à vinda para o Brasil e à implementação da instituição em Cachoeiro.

“Procurei focar na atuação das freiras enfermeiras, que administraram a instituição de 1929 a 1950, destacando o trabalho delas, a institucionalização da enfermagem no Brasil e, ainda, exemplificar vertentes do feminismo. Eu consegui lançar esse livro na Casa da Memória, mas ter a oportunidade de fazer o lançamento em uma Bienal é algo muito significativo. Esse é um material muito rico para quem deseja conhecer a história dessa instituição, que é tão marcante. Acredito que seja um livro que todos deviam ler”, explica.

Já o paulista Josué Nascimento vai apresentar o seu livro “Humanidade universal” que, segundo o autor, aborda a trajetória histórica da humanidade, ao longo das diversas etapas da vida humana no planeta, sob a ótica do cristianismo e aponta as mazelas e dificuldades existenciais a partir da recusa humana de viver de acordo com os estatutos divinos.

“A obra tem a pretensão de trazer à luz a necessidade de uma mudança estrutural no pensamento pós-moderno a fim de um retorno à normalidade cotidiana. É uma honra poder expor minhas ideias, justamente, num evento de grande porte, como a Bienal”, esclarece.

Obras que serão lançadas durante a 8ª Bienal Rubem Braga

Sábado (28 de maio)

— 10h – “Entre o cuidar e o curar”, Luciene Carla (Cachoeiro de Itapemirim); “E-books: jogos teatrais e memorial”, Roberto Carlos Farias de Oliveira (Cachoeiro de Itapemirim; Antologia Poética “Lembranças” , Rômulo Farias de Oliveira / Roberto Carlos Farias de Oliveira / Thatiane Cardoso / Lucimar Costa e outros (Cachoeiro de Itapemirim).

Domingo (29 de maio)

— 10h –  “Escrita Instrumento de luta”, Marilene Depes (Cachoeiro de Itapemirim); “Samples”, Savio Lima Lopes (Cachoeiro de Itapemirim); “Do casulo ao voo”, Leidiane Malini (Cachoeiro de Itapemirim) e “Jongo de Marataízes”, “São José do Calçado” e “Os pescadores do porto da Barra de Itapemirim”, Bárbara Pérez (Marataízes).

— 14h – “Trânsitos da alma”, Elaine Dal Gobbo (Cariacica); “Minha tia guardiã”, Deane Monteiro Vieira Costa (Vitória); “Humanidade universal”, Josué Nascimento (São Paulo) e “O carcará” e “Duda e o pedagogo”, Aélcio De Bruim (Cachoeiro de Itapemirim).

Programação da Bienal

Além das mesas de lançamento de livros, a edição 2022 da Bienal Rubem Braga contará, também, com mesas de debate on-line, que terá participação de escritores renomados. São eles: Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Micheliny Verunschk, Carolina Munhóz, Isa Colli, Claufe Rodrigues, Roberta Malta e Henrique Rodrigues.

Oficinas em escolas e centro culturais, city tour dedicado a Rubem Braga, exposições e uma feira de artesanato também estão entre as atividades. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Festa de Cachoeiro: emoção marca a noite de homenagens

Publicados

em

Por

Foram entregues as comendas Newton e Rubem Braga e títulos de Cachoeirense in Memoriam - Foto: Divulgação

A Festa de Cachoeiro de 2022 segue com muitas emoções. Na noite desta sexta-feira (24), foi realizada a tradicional Noite de Homenagens, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto.

Na solenidade, foram entregues as comendas Newton Braga e Rubem Braga, que são concedidas, todos os anos, na época da festa, a pessoas que se destacaram na promoção do município e que tenham contribuído com seu desenvolvimento socioeconômico e cultural. Foram agraciadas 69 pessoas que nasceram ou que residiram, por longo tempo, no município.

Uma das homenageadas com a comenda Newton Braga foi Aldemira Ventura Adão, que, com 95 anos, é considerada a atleta mais idosa do Espírito Santo. Bicampeã dos jogos estaduais da terceira idade, a corredora participará da 42ª Corrida de São Pedro, neste domingo (26).

“Estou muito alegre. Nem imaginava que pudessem me chamar. Agradeço por essa homenagem. Fiquei muito emocionada”, ressaltou.

Com os olhos marejados, a cachoeirense ausente Maria da Conceição Castelar de Souza de 2022, também recebeu a comenda e destacou a emoção do reconhecimento.

“Não tenho nem mais palavras para agradecer. Eu não esperava todo esse carinho. Nossa família tem uma história com Cachoeiro e isso é uma honra”, completa.

“Depois de dois anos de pandemia, podemos retomar esse evento, em que homenageamos pessoas que foram e são importantes para a história da nossa cidade. Viva a cada cidadão que faz parte do legado do nosso município. Viva Cachoeiro!”, disse o prefeito Victor Coelho.

Homenagem póstuma

Criada em 2019, o título de Cachoeirense In Memoriam homenageia também, personalidades já falecidas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, em diversos ramos.

Neste ano, o grande artista Raul Sampaio Cocco foi um dos escolhidos, pelo seu legado e cultura que fazem parte da história de Cachoeiro.

Veja a lista dos homenageados:

COMENDAS RUBEM BRAGA
Ed Alves (grau cavalheiro)
José Carlos Amaral (grau de cavaleiro)
José Alves Sobrinho (grau de cavaleiro)
Luciana Gomes Ferreira de Andrade (grau grande oficialato)
Sérgio Bermudes (grau grande oficialato)
Pedro Scarpi Melhorim (grau cavaleiro)

COMENDAS NEWTON BRAGA
Alcides Zerbone Soares
Adelmira Ventura Adão
Ademir Francisco
Adilson Priscisval Maia
Almir Forte dos Santos
Edna Alice Figueiredo
Gilson Lourenço Rosa
Ivanir Potrich
Jersilio Cypriano
José Custódio Nolasco
José Guilherme Lima
José Henrique Dutra de Rezende
José Luiz Garcia Barbosa
Juarez Marqueti
Marcos de Azevedo Jacob
Maria da Conceição Castelar de Souza
Maria Regina de Magalhães Grafanassi
Mônica S. de O. Campos Pitanga
Patrícia de Oliveira Ferreira
Paulo Afonso Lamon
Rozane Barreto
Sabina Bandeira Aleixo
Waltair José Pizetta
Wellington Gama Nazario Da Fonseca
William Carone Junior
Nelson Miranda
Luiz dos Milagres Miranda

Cachoeirense in Memoriam
Benjamin Zampirolli
Camilo Cola
Carlos Alberto Alexandre Marão
Cliveraldo Miranda
David Cruz
Eloiza Borges Valadão
Epifhanio Gasparini
Helio Sampaio
Ilton Machado
Jersilio Cypriano
Joacyr Pinto
João Misse Filho
Joel Pinto
Jorge Abu Mourad
José Carlos Brandão
José Carlos Oliveira
José Geraldo de Azevedo
José Paineiras Filho
Josué Mendes da Silva
Juarez Tavarez Mata
Lucio Canholato Coelho
Marcelo Bozio Monteiro
Marcia Brezinski
Maria Grechi Carlette
Moema Baptista
Natal Mory Martins
Padre Ismael Matielo
Pastor João Evangelista
Raul Sampaio
Raul Silva
Ricardo Carone
Silvio Coelho
Wilson Lesqueves
Canuta Caetano
Sirley Santiago

Homenagem especial
Wilson Marcio Depes

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana