conecte-se conosco


Polícia

BPMA resgata serpente exótica em São Mateus

Publicados

em

Nesta quarta-feira (11), a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou o regate de uma cobra Píton da Birmânia, que estava na residência de uma família, no balneário de Guriri, em São Mateus.

Os militares da equipe de resgate animal foram acionados pela família para recolher uma Jiboia, montando uma operação para retirar o réptil com os equipamentos específicos para esse tipo de ação. No local, para a surpresa da equipe, foi verificado que não se tratava de uma Jiboia, espécie da fauna silvestre brasileira, mas uma Píton da Birmânia (Píton Birmanês), que estava sendo criada em cativeiro como animal de estimação pela família que solicitou o recolhimento.

Dado o tamanho descomunal da serpente, que é nativa do continente asiático, a equipe policial realizou uma operação para concluir o resgate do réptil, sendo empenhado um efetivo de nove policiais militares ambientais para o resgate, contenção e o transporte do animal até o Projeto Cereias, em Aracruz.

A serpente possuía cerca de 4 metros de comprimento e 80 quilos de peso corporal, motivo pelo qual foi utilizado um veículo do tipo van da Polícia Ambiental para executar o transporte, que foi realizado no compartimento de carga, visto que não havia caixas de contenção capazes de comportar o réptil.

A solicitante informou aos policiais que recebeu o animal de presente de um familiar, quando era um filhote, e que mantinha a cobra dentro de um viveiro especial, mas que, em face do crescimento descomunal e da força do réptil, foi rompida a proteção de vidro do local, sendo inviável continuar com a sua manutenção.

A soldado Rayane Moraes Batalha ressalta que, para haver a importação de animais exóticos para criação em cativeiro residencial ou comercial, é necessária uma autorização do Ibama. Além disso, os animais devem ser adquiridos em criadouros comerciais registrados, sendo necessária uma avaliação biológica e emissão de laudos específicos, para evitar que possíveis doenças sejam transmitidas aos seres humanos e a fauna nativa.

O comandante da 3ª Companhia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, informa que a Píton Birmanesa é uma espécie de cobra originária do sudeste e sudoeste asiático, sendo uma das cinco maiores cobras do mundo, podendo atingir até 8 metros de comprimento e muito mais de 100 quilos por espécime, além de possuírem uma alimentação diversificada que inclui animais de grande porte, como cervos, porcos selvagens, roedores, répteis e aves.

A Píton Birmanesa foi destinada ao Projeto Cereias em Aracruz, onde passará por quarentena, e será encaminhada posteriormente para um local adequado a sua manutenção de forma legal.

Comentários Facebook
Propaganda

Polícia

Polícia Militar participa da solenidade de transposição do Fogo Simbólico

Publicados

em

A Polícia Militar participou, na manhã deste domingo (22), da solenidade de transposição do Fogo Simbólico. O grupamento responsável por conduzir a tocha do Palácio Anchieta até a Prainha, em Vila Velha, era formado ainda por integrantes da Marinha, do Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Vila Velha, Polícia Federal e desbravadores.

O Fogo Simbólico representa a passagem, por um dia, da capital do Estado para o berço da colonização capixaba. A solenidade realizada em frente ao Palácio Anchieta marcou o início das comemorações das festividades dos 487 anos de Colonização do Solo Espírito-santense.

O evento teve início com a apresentação da Banda da Polícia Militar, regida pela tenente Gláucia Lourenço da Silva Castilhos. Em seguida a Banda ainda executou o Hino Nacional Brasileiro e do Espírito Santo. Na sequência a tocha olímpica foi acessa e entregue ao grupamento que fez o percurso pelo Centro de Vitória, Segunda Ponte, passando pela rodovia Carlos Lindenberg, com destino à Prainha.

A solenidade contou com a participação do governador do Estado, José Renato Casagrande, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e do vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, além de outras autoridades civis e militares.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana