conecte-se conosco

Cidades

BRK Ambiental leva Programa Cuidar Mais para a Educação Infantil durante a quarentena

Publicado

O Programa Cuidar Mais, da BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) e instituições de ensino privadas de Cachoeiro de Itapemirim, neste mês de julho, leva atividades para alunos de Educação Infantil em um novo formato. Devido ao isolamento social, que provocou a suspensão das atividades escolares presenciais, o programa foi reformulado para atender os alunos em suas próprias casas, envolvendo ainda mais as famílias.

Realizado com o objetivo de disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento básico, destacando o seu valor para a saúde e a qualidade de vida da população, nesta edição o Programa Cuidar Mais envolverá alunos da Educação Infantil de dez escolas de Cachoeiro de Itapemirim.

Cerca de 600 kits contendo DVDs com vídeos animados, blocos com atividades e jogos educativos, foram produzidos e serão disponibilizados para os estudantes, atendendo às regras das entidades sanitárias. Os materiais, de forma lúdica, transmitem um conteúdo educacional abordando temas como ciclo da água, novo cenário de Covid-19, vilões do esgoto, resíduos sólidos e descarte correto, a importância da água, reciclagem e reaproveitamento, entre outros.

Dentre os jogos oferecidos pela concessionária de água e esgoto, está o jogo da memória “Vilões do Esgoto”, em que as crianças podem interagir com os personagens Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”, enquanto memorizam as cartas e encontram seus pares. Outro jogo educativo é o quebra-cabeça “Dança da Chuva”, que demonstra as etapas do ciclo da água na natureza.

“Cada atividade é acompanhada de um vídeo que reforça o aprendizado e a reflexão sobre os temas abordados. Optamos pelo envio dos DVDs, para que os alunos obtenham um conteúdo relevante e atrativo, independentemente do acesso à Internet. Nesse formato, o Programa Cuidar Mais envolverá ainda mais as famílias, que poderão interagir, trocar conhecimentos e refletir sobre os temas propostos de forma lúdica e divertida”, destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.

Além dos conteúdos disponíveis nos kits, os estudantes que tiverem acesso à Internet poderão encontrar outras atividades educativas no site www.brktransforma.com.br/interatividade, onde estão disponíveis jogos de memória, quebra-cabeças e experiências virtuais, como um passeio virtual por Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Seme, Jocimara Bravin, a parceria com a BRK Ambiental está sendo fundamental para o trabalho com a Educação Infantil do município, pois proporciona reflexões contínuas que motivam mudanças de atitudes nas crianças, propagando também para as famílias e as comunidades.

“Esse trabalho amplia a consciência das crianças sobre questões relativas à água no meio ambiente, que acabam assumindo de forma autônoma atitudes de proteção e conservação da natureza, em especial dos recursos hídricos. Os kits educativos foram uma excelente iniciativa da BRK Ambiental, apresentados bem coloridos, com muita qualidade e chamando a atenção das crianças. Avalio de maneira muito satisfatória todas as ações realizadas pela empresa em parceria com a Secretaria de Educação do nosso município”, afirmou Jocimara.

Ensino Fundamental receberá conteúdo educativo da BRK e coletânea da Seme  

 Também realizado com os alunos dos 8º anos de instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de oficinas e produção de vídeos abordando o tema “Sustentabilidade”, em 2020, devido a pandemia da Covid-19, esta etapa do Programa Cuidar Mais não pode ocorrer. A BRK Ambiental, entretanto, preparou um compilado de informações que irá integrar a coletânea sobre Meio Ambiente que será disponibilizada aos alunos da rede municipal, por meio do Portal do Aluno, da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O conteúdo inclui informações como a diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto, correto descarte de resíduos sólidos para o bom funcionamento da rede de esgoto, entre outros. “A Seme solicitou nosso apoio com vídeos para a coletânea sobre Meio Ambiente, que irão disponibilizar aos alunos. Reunimos um conteúdo capaz de facilitar a aprendizagem sobre a relação entre saúde, saneamento e meio ambiente. Assim, esperamos contribuir para uma formação social e ambiental mais consciente dos estudantes”, explica a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.

Escolas integrantes do Programa Cuidar Mais 2020 – Educação Infantil

  • Colégio Jesus Cristo Rei
  • EMEB Alair Turbay Baião
  • EMEB Albertina Macedo
  • EMEB Governador Eurico Vieira de Resende
  • EMEB Mª Tereza Brandão de Mello
  • EMEB Normília da Cunha dos Santos
  • EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira
  • EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães
  • EMEB Zilda Soares Moura
  • Instituto de Pesquisas Educacionais – IPE

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Covid 19: Bom Jesus tem mortes ainda não confirmadas

Publicado

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) informou neste domingo (26/07) que o número de casos confirmados subiu para 590. A quantidade de pessoas curadas da Covid-19 chegou a 317 e o de pacientes monitorados caiu para 258.

Oficialmente a cidade tem 15 mortes causadas pelo coronavírus, mas há informações, ainda não confirmadas, de que sete pessoas teriam morrido nas últimas 24 horas em Bom Jesus. Duas delas seriam moradoras da cidade e podem aparecer no próximo boletim.

A UTI do Hospital São Vicente de Paulo (única do município) tem hoje apenas dois leitos vagos para pacientes com coronavírus. Na enfermaria, para casos menos graves, existem 27 vagas entre as 40 totais.

O bairro Pimentel Marques segue com o maior número de infectados, com 119. Em seguida vêm o Centro da cidade ainda com 98 e o Lia Márcia, que agora tem 73 casos positivos. Nos distritos e comunidades, concentram o maior número de casos Usina Santa Isabel e Carabuçu, cada um com 23 confirmações.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana