conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro: ação nesta quinta (21) levará serviços gratuitos de saúde à Praça de Fátima

Publicados

em

Campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo prevenir o suicídio - Foto: Divulgação

Setembro é o mês dedicado ao esclarecimento e prevenção do suicídio, e em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem promovido ações alusivas sobre a temática.

Nesta quinta-feira (21), na Praça de Fátima, haverá uma atividade especial. Com início previsto para às 8h, a ação terá apresentação cultural, musical e artística e roda de conversa com o psiquiatra Matheus Guimarães, que abordará sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Além disso, até às 10h, durante todo evento, serão disponibilizados serviços de saúde, como: aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e vacinação.

Os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, Centro de Atenção Psicossocial — álcool e drogas (Caps ad), Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), também estarão presentes oferecendo atendimentos e esclarecendo dúvidas.

Ações nas Unidades de Saúde

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sendo concentradas ações relacionadas ao Setembro Amarelo.

Nesta terça (19), as UBS do Abelardo Machado, Agostinho Simonato, Paraíso, BNH de Baixo, BNH de Cima, Coutinho e Conduru receberam rodas de conversa abordando doenças da mente e como tratá-las, ações dinâmicas temáticas, atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações para o combate ao suicídio e café compartilhado.

“Este mês estamos trabalhando o combate ao suicídio, é importante conscientizar as pessoas sobre um tema tão sensível”, salienta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

A programação terá continuidade no decorrer do mês — confira o cronograma abaixo.

Programação completa

Quarta-feira (20)
— UBS São Luiz Gonzaga
Palestra: Prevenção ao suicídio, 13h

— UBS Gilson Carone
Roda de conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, 10h

— UBS Otton Marins
Roda de conversa temática, 8h

— UBS Jardim Itapemirim
Palestra: “Suicídio: quebrando o silêncio e acolhendo a vida”, 8h

— UBS Village da Luz
Sala de Espera sobre valorização da vida, 8h

Quinta-feira (21)
— UBS Jardim Itapemirim
Palestra: “Saúde Mental: como manter os diante dos desafios cotidianos”, 8h

Sexta-feira (22)
— UBS Jardim Itapemirim
Palestra com o tema: depressão pós-parto, 8h

— UBS Vila Rica
Palestra temática, 8h30

— UBS Itaoca
Roda de conversa: “Você não está sozinho”, 8h

Terça-feira (26)
— UBS Novo Parque
Palestra temática, 8h

— UBS Ferroviários
Palestra temática, 8h

Quarta-feira (27)
— UBS Pacotuba
Roda de conversa temática, 9h

— UBS Novo Parque
Palestra temática, 8h

Quinta-feira (28)
— UBS Alto Amarelo
Palestra: “Ir ao psiquiatra? Eu?”, 8h

Sexta-feira (29)
— UBS Amaral
Palestra temática, 8h

Comentários Facebook

Cidades

Santa Casa Cachoeiro conquista pela segunda vez prêmio Farol do Bem

Publicados

em

Por

Foto: arquivo (SCMCI)

Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro conquistou o Prêmio Farol do Bem, uma iniciativa realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer).

O hospital conquistou o segundo lugar na categoria Educação com o projeto Construindo Pontes, que é desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos em parceria com o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam).

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na noite da última quinta-feira, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

De acordo com a coordenadora de RH, Kamila Canal, o projeto é uma oportunidade que os adolescentes encontram para se preparar para o mercado de trabalho.

No hospital eles aprendem na prática a rotina do setor administrativo e conquistam uma experiência que poderá ser vivenciada no seu primeiro emprego.

“E muitos deles são contratados para atuar no próprio hospital, tendo a chance de iniciar a carreira profissional mais preparados na instituição onde eles foram acolhidos e receberam a oportunidade de ser um adolescente aprendiz”, explicou.

Segundo a coordenadora, o projeto é uma iniciativa de sucesso e que acabou sendo reconhecido e premiado pelo Sindifer.

“É um reconhecimento nacional de uma iniciativa da Santa Casa. O Construindo Pontes é uma forma de devolver para a sociedade tudo aquilo que ela investe na instituição. O hospital acredita nas pessoas, acredita no potencial dos seus funcionários e devolve isso para a sociedade por meio desse projeto social”, destacou.

Fazenda

O projeto Cuidar de Vidas, desenvolvido pela Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, conquistou no ano passado o primeiro lugar do Prêmio Farol do Bem.

A Fazenda levou o prêmio na categoria Saúde – Entidades e Organizações Públicas.

O projeto Cuidar de Vidas é realizado em parceria com o Sicoob Credirochas, o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Justiça do Espírito Santo.

Internas do Presídio de Cachoeiro ajudam na produção de alimentos, que são destinados para a Santa Casa e Lar Adelson Rebello Moreira.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana