conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro agora oferece exame de espirometria gratuitamente

Publicados

em

Indicado para avaliar saúde dos pulmões, serviço está disponível no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) - Foto: Márcia Leal

Moradores de Cachoeiro e de outras cidades sul-capixabas não precisam mais se deslocar para Vitória para ter acesso gratuito ao exame de espirometria, que avalia a saúde dos pulmões. O serviço agora está disponível no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), no bairro Marbrasa.

A novidade é fruto de parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro com o projeto AbraçAR, desenvolvido pela empresa Boehringer Ingelheim.

Também conhecida como prova de função pulmonar ou exame do sopro, a espirometria mede a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente. Alterações nesse exame podem indicar doenças respiratórias, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e até sequelas causadas pela Covid-19. O procedimento também é indicado para monitorar a evolução clínica de pacientes que estão tratando problemas respiratórios.

De acordo com a Semus, o Cemurf deve realizar, por mês, cerca de 70 exames em pacientes encaminhados por médicos da atenção primária (das unidades básicas, por exemplo) e por pneumologistas da rede estadual de saúde.

Durante a inauguração do serviço, nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, enfatizou que a oferta do exame é uma grande conquista.

“Vamos facilitar e agilizar o acesso ao diagnóstico e a adesão ao tratamento de doenças respiratórias para a população da nossa região, incluindo pessoas que sofrem com sequelas pulmonares causadas pela Covid-19.”, afirmou.

Presente na inauguração, o prefeito Victor Coelho destacou a importância da parceria firmada com o projeto AbraçAR.

“Estamos muito satisfeitos com essa união de forças, que garante que nossa cidade passe a ofertar um exame tão importante, de forma totalmente gratuita, poupando o deslocamento dos nossos moradores para outros lugares, em busca desse serviço”, disse.

A parceria com o projeto AbraçAR tem prazo de dois anos, que pode ser estendido, ao final. Para realização da espirometria, os servidores da Cemurf receberam treinamento específico.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Vagas abertas para cursos on-line gratuitos na área da educação em Cachoeiro

Publicados

em

Por

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) oferta mais 220 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A inscrição foi aberta nesta segunda-feira (27) e vai até 5 de julho, pela plataforma www.fnde.gov.br/ava. Instruções para o cadastro estarão disponíveis, nesse período, no site da Prefeitura de Cachoeiro.

São ofertadas 110 vagas para o curso Programas do livro e 110 para o curso Programas do Transporte Escolar. As capacitações terão duração de dois meses, com atividades em julho e agosto, totalizando carga horária de 40h.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Qualquer pessoa interessada em conhecer as ações e os programas do FNDE pode participar, mas as capacitações são voltadas, especialmente, para as que exercem funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE e profissionais da educação.

Descrição dos cursos

Programas do Livro: o curso objetiva estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro; favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública. Trata ainda da história do livro didático no Brasil; das características de cada programa do livro, suas operacionalizações, compromissos, ética e legislação; bem como da cidadania e gestão democrática da informação para o Controle Social.

Programas do Transporte Escolar: o curso abrange temáticas relacionadas à dimensão política da implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar, ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas e procedimentos contábeis, e também trata do funcionamento, do acompanhamento e do controle social dos recursos destinados ao Programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana