conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro celebra Newton Braga com programação cultural na próxima semana; confira a programação

Publicados

em

Visita guiada na Casa dos Braga vai mostrar importância do autor para Cachoeiro - Foto: Márcia Leal

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro realizará, na próxima semana, a sexta edição do LiteraNewton, evento em comemoração ao aniversário do escritor cachoeirense Newton Braga (1911-1962), nascido em 11 de agosto de 1911.

A programação cultural terá atividades de segunda-feira (8) a domingo (14), na Casa dos Braga e, também, no Centro Operário e de Proteção Mútua, ambos localizados na rua 25 de Março, na região central da cidade.

A importância de Newton para a construção da identidade cultural de Cachoeiro e sua contribuição para a literatura serão celebradas com sarau literário, lançamentos de documentário e livro, roda de conversa, exposição e outras atrações.

Um dos pontos altos será a oficina de poesia, para estudantes, com o escritor carioca Henrique Rodrigues, que participou da Bienal Rubem Braga neste ano.

Na Casa dos Braga, alunos de escolas da cidade e o público geral poderão participar de visita guiada afetiva, que mostrará as principais fases da vida e da obra do célebre cachoeirense, gerando o sentimento de pertencimento e orgulho. A visita deve ser agendada por meio do telefone (28) 3155-5258.

“Comemorar Newton Braga é celebrar nossa identidade como cachoeirenses. Sua personalidade, seu lirismo, sua produção literária, sua paixão por Cachoeiro, merecem ser rememoradas a cada ano, brindando munícipes e visitantes com a memória e obra de um dos maiores talentos que esta terra já produziu e garantindo a perpetuação deste legado às novas gerações. A programação está caprichosamente variada. Viva Newton Braga!”, salienta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Confira a programação
8 a 14 de agosto
– Casa dos Braga
12h às 18h – Visita Guiada Afetiva “Newton Braga” (segunda a sexta)
9h às 15h – Visita Guiada Afetiva “Newton Braga” (sábado e domingo)
Agendamento: 3155-5258.

8 de agosto
– Casa dos Braga
12h – Inauguração da exposição itinerante “Newton Braga, entre seus amores”, com renovação de acervo.

9 de agosto
– Redes sociais da Prefeitura e canal do YouTube da Semcult
12h – Lançamento do episódio 2 do documentário “Prosa e Poesia por Marília e Rachel Braga” da visita ao Rio de Janeiro, à casa de Marília e Rachel Braga”, filhas do escritor, gravado no ano de 2021

10 de agosto
– Casa dos Braga
19h – Sarau literário

11 de agosto
– Centro Operário e de Proteção Mútua
10h e 13h – Oficina de poesias com o escritor Henrique Rodrigues (RJ)
19h – Roda de conversa “Como escrever humor nos dias de hoje” e lançamento do livro “O livro na estrada”, com o escritor Henrique Rodrigues (RJ)

Comentários Facebook

Cidades

Barra do Sahy recebe a primeira edição do festival “Aracruz Sabores”; confira a programação

Publicados

em

Por

Fotos: Divulgação

Rica em sabores e tradição, a culinária aracruzense é a atração principal do festival “Aracruz Sabores”, que acontece de 11 a 14, na Barra do Sahy. A programação do evento ainda conta com circuito de cerveja artesanal, música boa, aulas-show com chefs renomados, artesanato e delícias da agroindústria.

O evento é o encerramento oficial da programação do Festival de Inverno, que teve início no mês de julho, e tem atraído milhares de pessoas em muitas localidades do município. O “Aracruz Sabores”  é realizado pelo Instituto Panela de Barro e conta com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), Aderes e Sebrae.

“São quatro dias de evento, onde vamos reunir o que há de melhor na culinária aracruzense e, também, muitos outros atrativos. Com isso, o Festival será um grande potencializador da economia local e para os setores como o turismo de negócios”, disse Paulo Neres, secretário da Semtur.

Uma das atrações principais são as presenças dos renomados chefs Alessandro Eller e Jimmy Ogro, do programa televisivo “Mais Você”. Além deles, a programação conta com a presença de outros chefs, restaurantes, expositores e cervejarias

“Nosso município tem um grande potencial turístico e o Festival Aracruz Sabores vem para consolidar nossas raízes e valores, que nos fazem do município um lugar único. É uma ação que vai beneficiar a todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico. Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a cidade”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana