conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro é nota máxima em gestão fiscal pelo sexto ano

Publicados

em

Nota A dada pelo Tesouro Nacional reflete na capacidade de investimentos do município - Foto: Divulgação

Na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia, o município de Cachoeiro recebeu em 2022 nota “A” em gestão fiscal, em uma classificação que vai até a letra “E”. O resultado com nota máxima é alcançado pelo município pelo 6º ano consecutivo.

A avaliação serve como indicador de risco da situação fiscal do estado ou município brasileiro, ao analisar a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, fazendo um diagnóstico da saúde fiscal do ente federativo.

A nota “A” demonstra uma capacidade elevada de pagamento que pode levar a benefícios para a população, ao permitir a captação de mais recursos federais com aval da União e contratações de operações de crédito, como a firmada pelo município no valor de R$ 85 milhões, com o Banco do Brasil, no final de 2021.

O prefeito de Cachoeiro Victor Coelho celebra o resultado e salienta a importância do trabalho organizado na administração pública. “Uma conquista como essa só é possível com organização, transparência e compromisso com os recursos públicos por parte da gestão que conduz o município. Os resultados nós já podemos observar com os novos investimentos em obras e serviços que beneficiam a população cachoeirense”, frisa.

Operação de crédito e obras de infraestrutura

Os recursos da operação de crédito que a Prefeitura de Cachoeiro firmou com o Banco do Brasil para ampliar investimentos em infraestrutura estão sendo usados em 12 frentes de obras em andamento. Dentre as obras estão drenagem, pavimentação, contenção e escadarias no bairro Gilson Carone, construção do Parque Urbano da Ilha da Luz, construção da nova unidade básica de saúde do bairro Zumbi e contenção de áreas de risco no bairro Amarelo.

Em breve, com os recursos adquiridos, serão iniciadas a recuperação do Teatro Municipal Rubem Braga, drenagem e pavimentação nos bairros Vila Rica e Maria Ortiz e no distrito de Córregos Monos, além de investimentos em infraestrutura nos bairros Agostinho Simonato, Bom Pastor, Rubem Braga, Rui Pinto Bandeira Village da Luz, São Francisco de Assis e distritos de Itaoca, Córrego dos Monos e Soturno.

Comentários Facebook

Cidades

Barra do Sahy recebe a primeira edição do festival “Aracruz Sabores”; confira a programação

Publicados

em

Por

Fotos: Divulgação

Rica em sabores e tradição, a culinária aracruzense é a atração principal do festival “Aracruz Sabores”, que acontece de 11 a 14, na Barra do Sahy. A programação do evento ainda conta com circuito de cerveja artesanal, música boa, aulas-show com chefs renomados, artesanato e delícias da agroindústria.

O evento é o encerramento oficial da programação do Festival de Inverno, que teve início no mês de julho, e tem atraído milhares de pessoas em muitas localidades do município. O “Aracruz Sabores”  é realizado pelo Instituto Panela de Barro e conta com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), Aderes e Sebrae.

“São quatro dias de evento, onde vamos reunir o que há de melhor na culinária aracruzense e, também, muitos outros atrativos. Com isso, o Festival será um grande potencializador da economia local e para os setores como o turismo de negócios”, disse Paulo Neres, secretário da Semtur.

Uma das atrações principais são as presenças dos renomados chefs Alessandro Eller e Jimmy Ogro, do programa televisivo “Mais Você”. Além deles, a programação conta com a presença de outros chefs, restaurantes, expositores e cervejarias

“Nosso município tem um grande potencial turístico e o Festival Aracruz Sabores vem para consolidar nossas raízes e valores, que nos fazem do município um lugar único. É uma ação que vai beneficiar a todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico. Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a cidade”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana