conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro: Festival de poesia celebra 110 anos de Newton Braga

Publicados

em

Criador do Dia de Cachoeiro, Newton Braga (1911-1962) tem versos nacionalmente conhecidos Foto: Repordução/web

Como parte da comemoração dos 110 anos de Newton Braga (1911-1962), que o poeta cachoeirense completaria em 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro promoverá o 1º Festival Literário de Poesia “Newton Braga: entre seus amores e minhas paixões”.

Poderão participar autores de todo o país, com ou sem livro publicado. O objetivo da iniciativa é aliar a descoberta e o reconhecimento de talentos atuais da poesia nacional a uma homenagem a Newton, que é autor de versos conhecidos nacionalmente.

Os escritores interessados devem se inspirar no tema proposta pelo evento. O texto precisa ser inédito e deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de julho.

Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco membros: três da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e dois da Semcult. Criatividade, originalidade e adequação ao tema serão os critérios considerados na avaliação.

Os 20 poetas selecionados receberão, como prêmio, um certificado digital da ACL e o livreto impresso com as poesias escolhidas. Além disso, seus textos serão publicados na edição especial dos 110 anos de Newton Braga, na revista Cachoeiro Cult.

“Newton Braga é uma figura ímpar no rol de personalidades brilhantes de Cachoeiro. São muitas as heranças de Newton, mas, a principal delas é o amor pela cidade e a sensibilidade para com as pessoas. Temos muito a aprender com este homem que, vivendo no início do século passado, ainda é tão atual e presente”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O edital com todas as informações sobre o festival está disponível no site da Prefeitura.

Newton Braga

Jornalista, advogado e escritor, Newton nasceu em 1911, na fazenda do Frade, administrada pelo pai, Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro. Estudou no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidade onde atuou em jornais e publicou poemas com influência do modernismo. Voltou para a cidade natal, em 1932, onde foi jogador do Estrela do Norte e redator-chefe do Correio do Sul, que usou para impulsionar movimentos cívicos, como a criação do Dia de Cachoeiro. “Lirismo perdido”, “Cidade do interior” e “Poesias e prosa” são algumas de suas principais obras.

Em Cachoeiro, o escritor recebe homenagem, todo ano, por meio do LiteraNewton, evento que apresenta uma programação com música, oficinas, poesia e debates, para celebrar a história do autor e sua importância para o município. Em função da pandemia, o evento não poderá ser realizado neste ano, ficando a celebração restrita ao festival de poesia.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Torneio do game League of Legends segue neste domingo (25) em Cachoeiro

Publicados

em

Por

Neste domingo (25), tem mais Taça Cachoeiro de League of Legends (TCLOL), jogo virtual de estratégia consagrado em todo o mundo. Será o segundo dia de disputas da fase de grupos dessa que é a primeira competição de esporte eletrônico (eSport) do município.

As batalhas, que começam às 13h, são on-line, com cada jogador em sua própria casa. Luiz Antonio Picoli, de 22 anos, do time Harém do Lang, tem boas expectativas.

“Espero o cronograma bem feito do primeiro dia para fechar mais uma semana com vitória e representar Cachoeiro. Ver minha cidade com um projeto que fomenta o eSport é muito bom, temos que valorizar. A transmissão está sendo boa e os jogos mantiveram um tempo bom no torneio”, afirma.

O torneio é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e tem transmissão on-line em tempo real. Na estreia, no último domingo (18), mais de 1,5 mil pessoas assistiram.

“Gostei bastante da estreia, tem muita gente legal jogando. Para o segundo dia, espero que minha equipe tenha um desempenho melhor. Bom demais um torneio para movimentar a comunidade que gosta de eSports. A iniciativa foi um grande passo”, afirma Ryan Brambilla, de 24 anos, jogador da equipe Impostores.

As equipes vencedoras do primeiro dia foram Black Mamba, Feed Blinders, Impact e-sports, Inquisition e-sports, Harem do Lang e Oh My God.

A fase de grupos termina no dia 1 de agosto. A semifinal está marcada para o dia 8 de agosto e a final será decidida no dia 15 do mesmo mês.

São 12 equipes inscritas, dividas em três grupos. Há participantes de outras cidades da região, mas os capitães das equipes precisam ser moradores de Cachoeiro.

Os jogadores que conquistarem o 1º e o 2º lugares no campeonato e o melhor jogador, escolhido pelos narradores do torneio, ganharão troféus.

Para assistir à competição em tempo real, basta acessar o site twitch.com/semespcachoeiro, a partir das 13h. Em média, são seis jogos por dia.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana