conecte-se conosco


Saúde

Cachoeiro: Praça Jerônimo Monteiro recebe ação com serviços de saúde

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão levar diversos serviços gratuitos à Praça Jerônimo Monteiro, na manhã de quinta-feira (28). A intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças.  Das 8h às 12h, serão oferecidas consultas com nutricionista para […]

Publicados

em

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão levar diversos serviços gratuitos à Praça Jerônimo Monteiro, na manhã de quinta-feira (28). A intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças. 

Das 8h às 12h, serão oferecidas consultas com nutricionista para pacientes com sobrepeso, orientações sobre alimentação balanceada, atendimento do programa de controle do tabagismo, palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero, atendimento a pacientes com suspeita de tuberculose, orientações psicológicas e atividades físicas. 

O evento será realizado em referência a datas comemorativas deste mês: Dia Internacional da Mulher (8), Dia Nacional de Combate a Tuberculose (24), Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero (26) e Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31).

“Ter um estilo de vida mais saudável, com hábitos alimentares adequados e prática regular de exercícios, é a melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, transtornos psiquiátricos e muitas outras enfermidades. Ações como essa, na praça, ajudam a alertar a população sobre isso e dão visibilidade aos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Cuide-se!

Tuberculose – a transmissão é direta, de pessoa a pessoa. A maneira de contágio é por meio de gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa é através da fala, espirro ou tosse, de uma pessoa doente. Os principais sintomas são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; e emagrecimento acentuado.

Câncer do colo do útero – O principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser detectada por meio do exame preventivo, realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A partir dos 25 anos, toda mulher com vida sexual ativa deve fazer anualmente o exame. Outra frente de prevenção do câncer de colo de útero é a vacinação contra o HPV. As doses do imunizante estão disponíveis nas salas de vacina de unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e, também, meninos de 11 a 14 anos. 

Comentários Facebook
Propaganda

Saúde

Lentes de contato para os dentes: saiba mais sobre essa técnica

Publicados

em

Por

Resistentes e com a capacidade de deixar os sorrisos mais bonitos, as lentes laminadas são duráveis, mas exigem cuidados

Os procedimentos estéticos dentários caíram no gosto dos brasileiros, e a odontologia está conseguindo entregar o sonho do sorriso bonito. Ultrafinas e com excelentes resultados, a longo prazo, as lentes de contato laminadas são ideais para a conquista do sorriso perfeito. Trata-se de películas, coladas na parte frontal dos dentes, por meio de aparelhos específicos. Por isso o apelido “lentes de contato”. Elas não só branqueiam os dentes, como também consertam pequenas deformidades.

Apesar de a técnica ser segura, é preciso escolher com cuidado o profissional que vai fazer a aplicação, alerta o cirurgião-dentista e professor do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, Rafael Parteli. “O paciente deve pesquisar se o dentista está habilitado a realizar o procedimento, porém, é de bom senso buscar por um profissional que já tenha experiência comprovada e especialização com foco na área de estética, e é interessante o paciente pedir para ver casos já realizados”.

Rafael explica que as lentes laminadas modificam o formato, contorno, textura, cor e realinha os dentes. Elas levam esse nome por serem extremamente finas, assim como as lentes de contato oculares. “Os principais resultados são a devolução da anatomia e da oclusão e o restabelecimento da estética. Consequentemente o paciente tem uma melhora da autoestima, bem-estar, autoconfiança”.

É importante saber que as lentes de contato e as facetas laminadas são confeccionadas sob medida para cada paciente. “As lentes são indicadas para correção de formato e são mais finas do que as facetas de porcelana, que podem ser utilizadas em dentes mais desgastados e com outros tratamentos, por serem mais espessas”, explica o dentista.

Lentes de contato devem ser aplicadas em casos de dentes com aspecto infantil, dentição formada com dentes pequenos, desalinhamentos dentários e pequenas alterações de cores. O cirurgião alerta em relação a características do procedimento. “A cerâmica em que a faceta é confeccionada deve apresentar resistência para suportar as forças mastigatórias e não fraturarem. Deve possuir uma excelente adesão ao tecido dentário para evitar infiltrações, que podem ocasionar cáries, além da possibilidade de se soltar e causar constrangimento ao paciente”, explica.

Rafael explica que o tratamento é feito com pequenos desgastes na dentição, para criar um local adequado em que a faceta fique assentada sobre o dente. “Posteriormente o dente é moldado e o molde enviado a um laboratório de prótese que irá confeccionar as facetas, e só então as lentes são coladas nos dentes como uma espécie de adesivo líquido. A manutenção é a mesma que o dente natural, com consultas regulares ao dentista de 6 em 6 meses, para avaliação de possíveis cáries e remoção de placa e tártaros”, finaliza Rafael.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana