conecte-se conosco


Saúde

Cachoeiro: Praça Jerônimo Monteiro recebe ação com serviços de saúde

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão levar diversos serviços gratuitos à Praça Jerônimo Monteiro, na manhã de quinta-feira (28). A intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças.  Das 8h às 12h, serão oferecidas consultas com nutricionista para […]

Publicados

em

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão levar diversos serviços gratuitos à Praça Jerônimo Monteiro, na manhã de quinta-feira (28). A intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças. 

Das 8h às 12h, serão oferecidas consultas com nutricionista para pacientes com sobrepeso, orientações sobre alimentação balanceada, atendimento do programa de controle do tabagismo, palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero, atendimento a pacientes com suspeita de tuberculose, orientações psicológicas e atividades físicas. 

O evento será realizado em referência a datas comemorativas deste mês: Dia Internacional da Mulher (8), Dia Nacional de Combate a Tuberculose (24), Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero (26) e Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31).

“Ter um estilo de vida mais saudável, com hábitos alimentares adequados e prática regular de exercícios, é a melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, transtornos psiquiátricos e muitas outras enfermidades. Ações como essa, na praça, ajudam a alertar a população sobre isso e dão visibilidade aos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Cuide-se!

Tuberculose – a transmissão é direta, de pessoa a pessoa. A maneira de contágio é por meio de gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa é através da fala, espirro ou tosse, de uma pessoa doente. Os principais sintomas são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; e emagrecimento acentuado.

Câncer do colo do útero – O principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser detectada por meio do exame preventivo, realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A partir dos 25 anos, toda mulher com vida sexual ativa deve fazer anualmente o exame. Outra frente de prevenção do câncer de colo de útero é a vacinação contra o HPV. As doses do imunizante estão disponíveis nas salas de vacina de unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e, também, meninos de 11 a 14 anos. 

Comentários Facebook

Saúde

A síndrome de pescoço de texto: como evitar dores na coluna causadas pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos

Publicados

em

Por

Ilustração

De acordo com o ortopedista Nilo Neto, está cada vez mais comum aparecer no consultório pacientes com queixas nas articulações e ligamentos do pescoço, na coluna cervical. Um dos motivos é a utilização em excesso dos smartphones, até mesmo computadores com tela baixa, fazendo com que as pessoas sobrecarreguem a região.

Dr. Nilo Neto – Foto: Mariana Andrich

“O uso prolongado do aparelho telefônico ou até mesmo dos tablets e notebooks, de forma incorreta, pode causar a Síndrome de Pescoço de Texto, sobrecarga na musculatura e nas articulações que pode ocasionar dores na coluna. A longo prazo, esse mau uso pode levar à artrose na coluna”, explica o ortopedista.

Outros possíveis sintomas ocasionados pela chamada Síndrome do Pescoço de Texto podem ser dores na nuca com irradiação para os ombros ou para a dorso e cefaleia na região posterior da cabeça.

Dr. Nilo Neto comentou do esforço que pode ter ao ler uma mensagem no celular, por exemplo. “Por exemplo, quando a pessoa inclina o pescoço para baixo e para frente, pode aumentar em até cinco vezes o peso que a cabeça exerce sobre a coluna”.

Para evitar essas consequências de dores no pescoço, de cabeça, entre outras doenças, o ortopedista orienta a manter sempre as telas na altura dos olhos, mantendo a cabeça bem centrada, alinhando os ouvidos com os ombros e a cada 20 ou 30 minutos realizar alongamentos e mudar de posição.

A prevenção é o melhor remédio e para evitar essa síndrome, Dr. Nilo Neto recomenda que seja por meio da ergonomia. “Quando a pessoa olhar para alguma coisa que pode mobilizar, que ela traga isso para a altura de seus olhos, como a tela do computador, o celular ou tablet”, disse o médico.

Tratando de ajuda no tratamento, o ideal é fazer o uso de medidas que auxiliam no alívio da dor. “Para isso, temos o acompanhamento da fisioterapia, acupuntura, massagem e medicamentos para momentos de crise, mas o melhor a ser feito é evitar a sobrecarga com a postura errada”, destaca Dr. Nilo Neto.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana