conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro reforça proteção contra HPV com vacinação nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vai começar a fazer busca ativa de adolescentes para vacinação contra o HPV. Equipes vão às escolas que têm alunos de 9 a menores de 15 anos para administrar as doses que previnem contra infecções causadas pelo papilomavírus humano, que pode causar até câncer. O trabalho terá […]

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vai começar a fazer busca ativa de adolescentes para vacinação contra o HPV. Equipes vão às escolas que têm alunos de 9 a menores de 15 anos para administrar as doses que previnem contra infecções causadas pelo papilomavírus humano, que pode causar até câncer.

O trabalho terá início em março e vai até dia 15 de abril. Antes, as equipes que trabalham em unidades de saúde vão mandar um pedido de autorização para pais e responsáveis por crianças com a idade preconizada pelo Ministério da Saúde para imunização contra o vírus.

Os que aceitarem devem enviar o termo assinado, Cartão de Vacina e Cartão do SUS. A gerente de Políticas de Saúde da Semus, Marusca Mesquita, lembra que a vacina é uma necessidade. Totalmente segura e indicada pelo Ministério da Saúde, ela é um direito de adolescentes, pois evita doenças que podem levar à morte, sem qualquer custo para os pais.

Todos os meninos de 11 a menores de 15 anos e meninas de 9 a menores de 15 anos devem receber duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda. 

“Quanto mais cedo iniciar a vacinação, melhor a eficácia na contenção da doença”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho. Até porque, segundo o Ministério da Saúde, a prevalência estimada da doença no Brasil é de 54,6%.

Disponível também nas salas de vacinação

Os pais que preferirem poderão levar seus filhos para receberem as doses em uma das salas de vacina instaladas em unidades de saúde. É só levar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS. 

“O número de pessoas afetadas é muito alto. O ideal é que, diante do atual cenário, os pais entendam a importância de vacinar seus filhos o mais precocemente possível, deixando de lado os possíveis entraves culturais”, afirma Marusca. 

Comentários Facebook

Cidades

Feira da Bondade 2025: Prefeitura de Cachoeiro convoca entidades para reunião preparatória

Publicados

em

Por

A Feira da Bondade celebra "40 anos de Solidariedade", marcando quatro décadas de mobilização social - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim convida as entidades beneficentes, organizações da sociedade civil (OSC), associações, clubes de serviço, ONGs e demais instituições do terceiro setor do município para participarem de uma reunião preparatória da 40ª edição da tradicional Feira da Bondade.

O encontro acontecerá na terça-feira (16), às 19h, no Auditório do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro de Cachoeiro, e será conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, com participação da assessora especial do governo, Norma Ayub.

Neste ano, a Feira da Bondade celebra “40 anos de Solidariedade”, marcando quatro décadas de mobilização social, apoio mútuo e valorização do trabalho das instituições sociais da cidade. A reunião tem como objetivo alinhar as diretrizes do evento e reforçar o papel fundamental das entidades parceiras na sua realização.

“A Feira da Bondade é uma das maiores expressões de solidariedade do nosso município. É um momento em que unimos esforços em prol de quem mais precisa, fortalecendo as ações sociais das entidades que atuam diariamente com dedicação e compromisso. Convidamos todas as organizações para estarem conosco nessa edição histórica”, destaca o secretário Eder Botelho da Fonseca.

A assessora especial do governo, Norma Ayub, ressalta a importância da participação coletiva. “Chegar à 40ª edição é um marco de amor ao próximo e de trabalho conjunto. A Feira da Bondade só é possível graças à união das entidades e à confiança que a população deposita nesse projeto. Essa reunião será essencial para ouvirmos sugestões, esclarecer dúvidas e garantir o sucesso de mais uma edição.”

As entidades interessadas em participar da Feira da Bondade 2025 ainda podem se cadastrar. Para isso, é necessário apresentar os seguintes dados e documentos:

• Nome completo da entidade;

• Nome do presidente;

• Data de início das atividades;

• Endereço da entidade;

• E-mail para contato;

• Número de celular;

• CNPJ da entidade;

• Comprovante de Utilidade Pública (se houver);

• Ata de registro da última eleição da diretoria.

A Semdes reforça que a reunião será uma excelente oportunidade para as instituições se integrarem à programação do evento e contribuírem com ideias para uma edição ainda mais participativa e solidária.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana