conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro terá ação de coleta de vidros para reciclagem na próxima semana

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizará na próxima semana, de segunda-feira (18) a sábado (23), uma campanha de recolhimento de vidros para destinação à reciclagem. Haverá pontos de coleta nos distritos de Gironda, Soturno, Burarama, Pacotuba, Itaoca, Coutinho e São Vicente e no Centro da cidade, em dias alternados – confira o cronograma abaixo.

A população poderá realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

O material coletado será destinado à uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Vitória.

“O vidro é um material com processo de reciclagem mais complexo comparado a outros resíduos. Por isso, demanda essa ação especial de coleta seletiva”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Por que reciclar?

Material 100% reciclável, o vidro pode ser aproveitado como matéria-prima na fabricação de outros tipos de vidro, como componente de asfalto e pavimentação, fibra de vidro, tintas refletivas, dentre outras.

Grandes empresas já utilizam o vidro reciclado na distribuição de seus produtos, como frascos de perfumes, evitando o acúmulo de material na natureza – o vidro demora cerca de cinco mil anos para se decompor.

“Com isso, a reciclagem do vidro é um meio de diminuir o volume dos aterros sanitários e ainda ajuda a obter significativos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, frisa a secretária.

Cuidados na entrega

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante, que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

Outros materiais

Em Cachoeiro, é feita a coleta regular de outros materiais para reciclagem, o que inclui: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como, por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone têm Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e recebendo os materiais para coleta. Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na nova sede da  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

Dias e locais da campanha de coleta de vidro

18/10 – Gironda, das 8h às 12h e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h e Pacotuba, das 14h às 17h

20/10 – Itaoca, das  8h às 12h e São Vicente, das 14h às 17h

21/10 – Coutinho, das 14 às 16h e Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

22/10 – Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

23/10 – Centro de Cachoeiro, das 9h às 13h

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Abertas as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba

Publicados

em

Por

Estão abertas as inscrições da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que acontecerá de forma virtual. Podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, trabalhadores da Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Sindicato, pais de alunos, alunos, Superintendência Regional de Educação e Ensino Superior. Ao todo foram disponibilizadas 120 vagas para o Município de Linhares.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/87nJPm1jFx5BGbtKA. O evento é uma realização das secretarias de Educação dos municípios de Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Rio Bananal e Jaguaré.

O participante, ao se inscrever, precisa informar o município de origem, qual segmento representa na sociedade, confirmar sua participação na palestra de abertura e, na sequência, escolher o eixo temático que deseja participar. A conferência será no dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas, e será transmitida pelo Youtube e também pela plataforma Zoom.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou que a opção por fazer uma conferência intermunicipal traz resultados positivos, porque as discussões já estão sendo muito valiosas.

“Nós certamente levaremos para o fórum nacional diversidade de opiniões, e isso tem estreitado os laços entre os municípios em um tema de tamanha relevância. Levar qualidade na educação às crianças já é um grande desafio e com equidade, respeitando todas as diferenças regionais, individuais, os desafios são ainda maiores. Essas temáticas trazem muitas possibilidades de atuação para que a educação de qualidade chegue a todos os alunos”, disse a secretária de Educação.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba é uma preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no ano que vem.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO:

8h – Abertura com apresentação das autoridades (transmissão pelo Youtube – parceria Ifes – Nova Venécia)

8h50 – Apresentação cultural (Ifes Campus Nova Venécia)

9h – Palestra de abertura: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” – Profª Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen – Ifes de Nova Venécia

10 às 12h – Apresentação e aprovação do Regimento

VESPERTINO:

Ambientes virtuais por eixo e plenária final

Eixo I – O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Wilson Alves Pereira – Assessor Parlamentar para Assuntos Educacionais – Brasília/DF

Eixo II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade à serviço da Educação – Carmen Lúcia Prata – Assessora de Tecnologia da Informação – Sedu/ES

Eixo III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo – Deputado Federal Idilvan Alencar – CE e Relator do PL 25/2019 – SNE

13h30 às 14h30 – Apresentação e dinâmica do Eixo

14h30 – Palestra de abertura por eixo, em cada ambiente virtual

15h10 às 16h50 – Plenárias de eixo

17 às 18 horas – Plenária final

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana