conecte-se conosco


Cidades

Cachoeiro terá audiência pública sobre tecnologia 5G

Publicados

em

Minuta de projeto de lei sobre o tema será apresentada no evento - Foto: Divulgação/

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizará uma audiência púbica sobre a regulamentação da tecnologia 5G no município. O evento será no próximo dia 2 de dezembro, às 15h, em formato híbrido (presencial e remoto), durante a ExpoSul Rural Raízes, que acontecerá no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) apresentará a minuta de um projeto de lei para regulamentar a oferta do serviço de 5G em Cachoeiro, de modo a facilitar a instalação das antenas e infraestrutura necessária à operação.

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil. Com maior velocidade e capacidade de interconexão, o 5G possibilitará a ampliação do alcance das redes digitais no país e utilização com mais estabilidade em outros locais e aplicações, como carros autônomos, monitoramento de saúde e atividades industriais.

No início do mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu o leilão do 5G para lotes da faixa de frequência 26 gigahertz, associada à obrigação, por parte das operadoras, de levar internet às escolas. O leilão terminou com um saldo de R$ 46,7 bilhões movimentados, e, de acordo com um relatório da Brasscom, a estimativa é de que sejam investidos R$ 845 bilhões no ecossistema de tecnologia, entre 2021e 2024.

“A regulamentação em nível municipal é importante para desburocratizar processos e permitir que Cachoeiro tenha uma oferta maior desse serviço por parte da rede privada. Aproveitando o marco legal nacional, nós nos adiantamos e, em menos de um mês, vamos apresentar esse projeto de lei, fazendo com que Cachoeiro tome a dianteira no Espírito Santo”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Para acompanhar a audiência pública de forma on-line, será preciso acessar o site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br) e clicar no banner do evento, na página principal.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Abertas as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba

Publicados

em

Por

Estão abertas as inscrições da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que acontecerá de forma virtual. Podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, trabalhadores da Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Sindicato, pais de alunos, alunos, Superintendência Regional de Educação e Ensino Superior. Ao todo foram disponibilizadas 120 vagas para o Município de Linhares.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/87nJPm1jFx5BGbtKA. O evento é uma realização das secretarias de Educação dos municípios de Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Rio Bananal e Jaguaré.

O participante, ao se inscrever, precisa informar o município de origem, qual segmento representa na sociedade, confirmar sua participação na palestra de abertura e, na sequência, escolher o eixo temático que deseja participar. A conferência será no dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas, e será transmitida pelo Youtube e também pela plataforma Zoom.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou que a opção por fazer uma conferência intermunicipal traz resultados positivos, porque as discussões já estão sendo muito valiosas.

“Nós certamente levaremos para o fórum nacional diversidade de opiniões, e isso tem estreitado os laços entre os municípios em um tema de tamanha relevância. Levar qualidade na educação às crianças já é um grande desafio e com equidade, respeitando todas as diferenças regionais, individuais, os desafios são ainda maiores. Essas temáticas trazem muitas possibilidades de atuação para que a educação de qualidade chegue a todos os alunos”, disse a secretária de Educação.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba é uma preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no ano que vem.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO:

8h – Abertura com apresentação das autoridades (transmissão pelo Youtube – parceria Ifes – Nova Venécia)

8h50 – Apresentação cultural (Ifes Campus Nova Venécia)

9h – Palestra de abertura: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” – Profª Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen – Ifes de Nova Venécia

10 às 12h – Apresentação e aprovação do Regimento

VESPERTINO:

Ambientes virtuais por eixo e plenária final

Eixo I – O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Wilson Alves Pereira – Assessor Parlamentar para Assuntos Educacionais – Brasília/DF

Eixo II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade à serviço da Educação – Carmen Lúcia Prata – Assessora de Tecnologia da Informação – Sedu/ES

Eixo III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo – Deputado Federal Idilvan Alencar – CE e Relator do PL 25/2019 – SNE

13h30 às 14h30 – Apresentação e dinâmica do Eixo

14h30 – Palestra de abertura por eixo, em cada ambiente virtual

15h10 às 16h50 – Plenárias de eixo

17 às 18 horas – Plenária final

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana