O dia foi incluído no calendário de datas comemorativas e de conscientização da capital gaúcha.
O projeto foi proposto pelo vereador Alexandre Bobadra (PL) — que é o do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — e não menciona, no texto, os atos golpistas. A proposta foi aprovada e promulgada pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB).
O vereador responsável pela proposta teve o mandato cassado em segunda instância por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2020.
A ação foi confirmada neste mês pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, mas, embora tenha sido afastado, Bobadra pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cassação ocorreu após ele ser alvo de uma acusação de três candidatos do antigo PSL — hoje União Brasil após fusão com o DEM —, que disseram que, à época, Bobadra concentrou os recursos do fundo eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral.
Esta terça-feira (28) vai continuar registrando chuvas por todo o país, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e em uma faixa do Nordeste, que têm alerta para grandes volumes de chuvas, além de ventos fortes, alagamentos e deslizamentos.
Os ventos, de acordo com informações do Cemaden e do Climatempo, podem chegar a 80 km/h.
As tempestades vistas em diversas partes do país nos últimos dias se devem à atuação direta do El Niño sobre o Oceano Atlântico, que está com temperaturas das águas de 1,5 a 1,8°C acima do que é considerado normal.
Segundo os institutos meteorológicos, além das chuvas volumosas, as regiões abaixo ainda podem registrar alagamentos, deslizamentos, raios e ventos fortes:
Alerta de perigo: faixa entre leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sudeste do PR com risco de chuvas volumosas, inundações e deslizamentos.
Alerta de perigo: Rio Grande do Norte tem risco de chuvas volumosas, raios, inundações e deslizamentos. A capital, Natal, deve receber mais 50 mm de chuva nesta terça.
Atenção: metade sul do Mato Grosso do Sul, grande parte do sul de Minas Gerais, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e metade do Rio Grande do Sul com perigo de chuva forte, alagamentos, ventos de até 80 km/h e granizo isolado.
Atenção: região costeira entre João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE) tem grandes chances de chuva forte, alagamentos e raios.
Nas regiões Sul e Sudeste, o sistema de alta pressão em alto mar continua tendo grande influência, aliado a uma faixa de umidade vinda do Norte, que leva muitas nuvens de tempestade para a região. Ainda hoje, Florianópolis deve registrar 70 mm de chuva.
Ao mesmo tempo, o El Niño também influencia na secura no interior do país. De acordo com a Climatempo, a região entre Tocantins, Piauí e Bahia estão em estado de alerta para índices de umidade que vão de 12 a 20%.
A área mais estendida que abrange todo o Tocantins, o sul do Piauí, a metade leste da Bahia e o norte de MG tem níveis de umidade entre 20% a 30%.
Vai fazer calor?
Nesta terça, as máximas ficam em:
São Paulo (SP): 27ºC;
Rio de Janeiro (RJ): 31ºC;
Cuiabá (MT): 34ºC;
São Luís (MA): 36ºC.
Já no Sul, as temperaturas devem cair, ficando em: