conecte-se conosco


Polícia

Câmeras flagram furto de fios e suspeito acaba detido pela Guarda de Vitória

Publicados

em

Foto: Jansen Lube

Com a ajuda da tecnologia, mais uma vez a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) levou para a cadeia um criminoso. O detido foi flagrado por uma das 900 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade arrancando fios na Avenida Nossa Senhora da Penha, na Enseada do Suá, na tarde de quarta-feira (1º).

Não demorou muito para que uma equipe de agentes chegasse ao local do furto. “Um dos operadores repassou, via rádio, as características de um indivíduo furtando fios e a localização. Logo, nossa guarnição se dirigiu ao local e conseguiu localizar o suspeito, já carregando um saco de estopa nas costas, passando embaixo da Terceira Ponte”, detalhou o inspetor Picoli.

Ao realizarem a abordagem, os guardas encontraram 10 quilos de fios dentro do saco que o suspeito transportava. Ele já possui passagens pelos crimes de furto, ameaça, desacato e violação de domicílio. O material apreendido e o detido foram entregues na Delegacia Regional de Vitória para as providências da Polícia Judiciária.

Furtos

Os fios de cobre são alvos frequentes de criminosos devido ao seu valor no mercado de reciclagem. A Guarda de Vitória tem realizado ações de repressão a esse tipo de crime, tanto em relação aos autores dos delitos quanto aos receptadores desses materiais, com operações conjuntas a outras secretarias e forças de segurança.

Além disso, o furto de fios de cobre pode representar um perigo, uma vez que a manipulação desses cabos energizados sem os devidos cuidados pode resultar em acidentes graves, colocando em risco a vida dos criminosos e de pessoas inocentes.

Entre as frentes de enfrentamento deste problema das grandes cidades, aqui na Capital, a Guarda de Vitória realiza patrulhamento rotineiro e estratégico, além da vigilância dos operadores da Central de Monitoramento. Atualmente, são 900 câmeras vigiando a cidade 24 horas por dia.

A Gerência de Inteligência da Guarda atua em outra frente ao levantar informações sobre o comércio de fios e colaborar com operações de outras forças de segurança em busca de deter compradores desses materiais e  subsidiar o fechamento de estabelecimentos comerciais.

” Contamos ainda com a ajuda da população para que, ao visualizarem uma situação como estas entrem em contato com o Ciodes 190 para que uma viatura possa ser deslocada ao local”, detalha Jacimara Camponez, Gerente de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.

Em 2024, 12 pessoas já foram conduzidas à delegacia por estarem furtando fios na capital. Desde 2021,  mais de 1 tonelada de fios  foram apreendidos em ações da Guarda de Vitória.

Comentários Facebook

Polícia

Polícia conclui investigação de acidente de trânsito ocorrido em Presidente Kennedy

Publicados

em

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Presidente Kennedy, concluiu, nessa quinta-feira (16), as investigações do acidente de trânsito que vitimou fatalmente Maria Eduarda de Oliveira Cordeiro, de 17 anos, e causou o incêndio de um veículo Cobalt, no dia 11 de janeiro, na Rodovia ES-162, zona rural de Presidente Kennedy.

Na noite do dia 11 de janeiro, policiais militares foram acionados para atender uma ocorrência de trânsito na rodovia ES-162, zona rural de Presidente Kennedy. No local indicado, a equipe fez contato com um médico que estava atendendo as vítimas. Ele relatou que uma mulher de 25 anos havia sido socorrida pela ambulância do Pronto Atendimento, enquanto uma adolescente de 17 anos estava em óbito.

Segundo populares, as vítimas trafegavam em uma moto e a parte traseira do veículo estava totalmente apagada. Um carro, que seguia no mesmo sentido de direção, colidiu na traseira da motocicleta. O motorista do carro saiu do local, porém solicitou socorro às vítimas. Ele foi para Cachoeiro de Itapemirim em busca de atendimento médico. Porém, ele retornou a Presidente Kennedy e se apresentou aos militares no DPM, onde após realizar o teste do etilômetro, constatou-se a ausência de álcool. A moto foi guinchada, pois não estava licenciada.

Segundo as investigações, a piloto da motocicleta, não tinha permissão para dirigir. Em decorrência do acidente, a vítima Maria Eduarda, que estava na garupa da moto, veio a óbito e o veículo Cobalt foi totalmente incendiado.

A Polícia Civil identificou que a motocicleta estava sem sinalização traseira, o que foi comprovado pelas imagens da câmera de vigilância de um estabelecimento comercial, localizado em Santana Feliz, em Presidente Kennedy, de onde a mulher de 25 anos saiu pilotando a moto, com a vítima na garupa, após comemorarem o aniversário de Maria Eduarda.

O veículo Cobalt pertencia ao indiciado, um homem de 67 anos, que não foi responsabilizado pelo acidente, mas foi indiciado por omissão de socorro, já que ele se evadiu do local, sem prestar pronto atendimento às vítimas. O atendimento médico foi solicitado por uma testemunha.

“Tentamos realizar o interrogatório da piloto da moto, de 25 anos, mas ela não compareceu à Delegacia. O esposo dela compareceu em seu lugar e alegou que ela não tinha condições de prestar esclarecimentos, mas tínhamos em mãos uma postagem e um vídeo de uma live feita por ela numa rede social, em que a suspeita interagia com seguidores normalmente e escreveu ‘lembro de tudo’. Com isso, concluímos o Inquérito, já que ficou configurada a atitude protelatória da indiciada”, disse o delegado Thiago Viana, titular da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy.

A mulher de 25 anos foi indiciada pelo crime de homicídio culposo em direção automotora majorado por não possuir permissão para dirigir e pelo crime de incêndio culposo. Já o motorista do veículo Cobalt foi indiciado por omissão de socorro às vítimas.

O Inquérito segue para o Ministério Público, que analisará a investigação e poderá propor ou não ação penal contra os indiciados.

Texto: Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Fonte: POLÍCIA CIVIL ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana