conecte-se conosco


Grande Vitória

Caminhada pelas pessoas com autismo acontece neste domingo (14) na Praia de Camburi

Publicados

em

Acontece neste domingo a Caminhada União pelas pessoas com autismo, promovida pela Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). O evento, que tem como objetivo conscientizar e promover visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), já se tornou tradicional e a cada ano supera o número de participantes que apoiam a causa. Para esse ano, a organização espera reunir mais de 5 mil pessoas, entre famílias, amigos, e apoiadores da causa.

A ação acontece na Praia de Camburi, em Vitória e convida a participação de todos. A concentração dos participantes está marcada para às 8h no Píer de Iemanjá, e o início da caminhada está previsto para às 8h30, seguindo até o Hotel Aruan, onde ocorrerá a dispersão. Além do caráter de conscientização, o evento também será um momento de lazer para as famílias participantes, contando com recreação para as crianças, brincadeiras, picolé, pipoca e interação ao ar livre.

O objetivo da caminhada é promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo. Neste ano, a ação traz como tema central a ideia de que a união torna as famílias e a comunidade mais fortes. Para Pollyana Paraguassú, presidente da Amaes, a união é fundamental para enfrentar os desafios diários e para garantir a inclusão e os direitos das pessoas com autismo. “Nosso objetivo é que as famílias atípicas se unam e se munam de informações. A união deixa nossas famílias mais fortes, nossas embarcações podem ser diferentes, mas nosso mar é o mesmo”, ressalta Pollyana.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o comportamento social, a comunicação e a linguagem. A data da caminhada acontece próximo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. “Mostrar que somos muitos e somos visíveis é um dos principais objetivos da caminhada. É hora de furar essa bolha e mostrar que a inclusão é o caminho certo a seguir”, destaca Pollyana, Presidente da Amaes.

O evento, que já reuniu mais de 5 mil pessoas no ano passado, espera superar essa marca neste ano, com a participação de mais membros da comunidade interessados em apoiar e promover a inclusão das pessoas com autismo. A caminhada faz o convite para todo o Estado. São esperadas caravanas de outras cidades, como Viana e Cariacica.

Sobre a Amaes

A Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) é uma instituição sem fins lucrativos com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. Em atuação desde 2001, ela foi criada por pais de pessoas com transtorno de espectro autista. Hoje possui 6 unidades, localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Cariacica e Aracruz. Com cerca de 100 colaboradores e mais 1500 famílias atendidas com tratamento psicológico, médico e acolhimento.

Serviço: 

Caminhada União pelas pessoas com Autismo

Concentração: Píer de Iemanjá, Praia de Camburi – Vitória

Horário: 8h

Saída: 08h30

Camiseta: A camiseta da caminhada está sendo vendida nas unidades da Amaes e na loja da Amaes localizada no Shopping Vitória.

Comentários Facebook

Grande Vitória

Alunos emergentes de Curso de Fotografia promovem exposição fotográfica em Vitória

Publicados

em

Por

Fotos: William Caldeira

Os alunos da turma do Curso de Fotografia, realizado em parceria entre o Senac-ES e o Hub ES+, encerraram a formação profissional  em grande estilo. Além do certificado de conclusão, os materiais produzidos ao longo da formação, que foi ministrada pelo fotógrafo Jove Fagundes, agora fazem parte da exposição fotográfica lançada no último sábado (11), na Praça Costa Pereira, em Vitória.

A exposição Fotografia: Intersecção e Subjetividades explora conceitos de etnia, gênero e classe na perspectiva dos alunos. A visitação estará aberta ao público até o dia 1º de junho. Além do lançamento também foi realizada uma masterclass apresentando um panorama das técnicas e conceitos trabalhados pelos formandos.

O Fotógrafo e Instrutor do Curso, Jove Fagundes, compartilhou a experiência de mais de duas décadas na fotografia, destacando o papel relevante da representatividade e da conscientização social em seu trabalho. “Cada imagem aqui exposta conta uma história profunda sobre as lutas e celebrações de nossa comunidade”, afirmou.

De acordo com a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, a ação sensibiliza para questões sociais fundamentais e que estão alinhadas com a missão da instituição. “Iniciativas como essa demonstram nosso foco em uma formação que prepara os profissionais para pensar criticamente e agir com consciência em todas as áreas de atuação”, afirmou.

A participação do Senac-ES na parceria reforça o compromisso da instituição em oferecer conhecimento técnico e incentivar a atividade prática  para além da sala de aula. A exposição fotográfica oferece uma oportunidade para a população capixaba conhecer o trabalho dos fotógrafos emergentes do curso.

Serviço:

Exposição Fotografia: Intersecção e Subjetividades
Data: até 1º de junho
Local: Hub ES+
Endereço: Praça Costa Pereira, 30, Vitória
Entrada gratuita

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana