conecte-se conosco

Grande Vitória

Caranguejo Uçá: campanha de conscientização atinge cerca de 4,9 mil pessoas

Publicado

Educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente realizaram ações educativas em vários pontos da cidade, falando sobre a importância de se respeitar a Andada do Caranguejo Uçá, e foram alcançadas cerca de 4,9 mil pessoas durante o fim de semana. 

Entre as ações educativas realizadas pelos educadores ambientais estão a colocação de cartazes em locais de consumo e venda do crustáceo, como bares, peixarias e restaurantes, além do contato direto com o consumidor e o comerciante.

Foram feitas ações nos comércios da Enseada do Suá, Horto Mercado, bares e feira atrás do Horto e na loja náutica, além de um trabalho direto com os servidores e munícipes que estavam nas salas do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), na Enseada do Suá.

Abordagens

A Campanha Praia Limpa aproveitou que as equipes de abordagens estavam fazendo o trabalho educativo sobre o ambiente praial, para abordar, também, a importância de se respeitar o período da Andada do Caranguejo Uçá.

Até o dia 15 deste mês estão proibidos a captura, o comercialização, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento e industrialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) informou a Gerente de Educação Ambiental Juliana Sardinha. 

Leia mais:  Experiência sensorial atrai grupos para exposição na Casa Porto

As datas de proibição são divulgadas nos hotéis e quiosques da orla, nos ônibus de Vitória, no Instagram e Facebook da prefeitura.

A Coordenadora de Relações com as Comunidades Rita Vasconcelos informou que o objetivo das atividades é sensibilizar à população sobre a importância de se respeitar o período da Andada e o Manguezal para que dessa forma esse ecossistema tão importante e o crustáceo sejam preservados.

Andada

Entende-se por Andada o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Os outros períodos de andada são:

de 09/02/2020 a 14/02/2020
de 09/03/2020 a 14/03/2020
de 07/04/2020 a 12/04/2020

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Arena Verão em Santo Antônio com atrações esportivas até o próximo fim de semana

Publicado

Arena Santo Antônio

Teve início na tarde deste sábado (18), na prainha do bairro Santo Antônio, a Arena Vitória 2020, que conta com jogos de futebol de areia, além de outras atrações esportivas e culturais. O evento acontece até o próximo final de semana e levará muita atividade física gratuita para a região, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).

Neste sábado (18), dando o pontapé inicial da arena, aconteceu um desafio de misto de futebol de areia entre as seleções de Vitória e de Vila Velha. O desafio contou com estrelas da modalidade capixaba, movimentando o bairro.

Grandes atletas da Seleção Brasileira, como Bruno Xavier, Bruno Malias, o goleiro Mão, a artilheira Bárbara Colodetti, entre outros craques da modalidade, marcaram presença no jogo.
A Seleção de Vitória comandou a partida por dois tempos, mais deixou a seleção canela-verde virar no terceiro e último período. Vila Velha venceu o desafio por 8 x 4.

Neste domingo pela manhã está programado um desafio de vôlei de dupla na arena da prainha de Santo Antônio.

Leia mais:  Manutenções asfálticas marcam as ruas de Cariacica no início de 2020

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana