conecte-se conosco

Grande Vitória

Cariacica adere à campanha Agosto Lilás

Publicado


.

Nos próximos dias 10, 12 e 14 de agosto a Gerência dos Direitos da Mulher (Gedim), distribuirá kits informativos sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher nos Prontos Atendimento do Trevo de Alto Lage, Nova Rosa da Penha e Bela Vista. Os kits contêm cartilha informativa, panfleto, máscara e álcool em gel. A ação será em referência à campanha Agosto Lilás, criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha no próximo dia 7.  

“A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos e um grave problema de saúde pública. O Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica e enquanto isso acontecer, o debate deve permanecer em pauta, situação reforçada pela elevação atual das estatísticas”, afirma a gerente dos Direitos da Mulher, Flavia Henker.

Flavia explica que, em Cariacica, são realizadas diversas ações preventivas entre elas palestras e eventos de conscientização sobre a Lei Maria da penha, violência doméstica e formas de buscar ajuda e o Programa Cariacica Mais Mulher, que abriga os projetos Cabine SOS, Maria é Mais, 16 Dias de Ativismo, Papo de Divas e Xô Silêncio. Para a gerente muitas mulheres vítimas de violências física, psicológica, sexual, patrimonial entre outras ainda exitam em buscar ajuda por um motivo: medo.

“E também temem pelos filhos, muitas têm vergonha da situação e também não têm para onde ir”, explica.  

Como buscar ajuda  

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Krigélica Siller, explica que, no primeiro momento, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima, com o boletim de ocorrência registrado, a delegacia fará o encaminhamento para a equipe do Creas atendê-la. Havendo crianças envolvidas, o Conselho Tutelar é acionado.  

No Creas, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Paefi), são ofertados atendimentos e acompanhamentos com assistentes sociais, psicólogos e assessoria jurídica.  

Os equipamentos estão fechados para conter a disseminação do coronavírus, mas os atendimentos estão mantidos e devem ser agendados pelo telefone 3346-6320, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.  

Denúncias de violência contra a mulher devem ser feitas pelo telefone 180, que as registra e as encaminha aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Outro canal é o Disque Denúncia 181, o anonimato é garantido.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Vitória no topo de dois importantes rankings de transparência no combate à Covid

Publicado


.

Vitória alcançou o primeiro lugar em dois importantes rankings de transparência no combate à pandemia do novo coronavírus. Na Transparência Internacional, a cidade conseguiu pontuação máxima, subindo nove pontos em relação ao último levantamento feito entre as capitais.

No Índice de Transparência da Covid-19, que é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), Vitória lidera com 98 pontos, subindo oito em relação ao último ranking, em que ficou na segunda posição.

“Os resultados mostram mais uma vez que Vitória é referência nas informações de compras, contratos e investimentos acerca da pandemia do novo coronavírus, numa prova de respeito ao dinheiro público e eficiência no enfrentamento à Covid-19. Vitória em primeiro lugar outra vez”, comemorou o prefeito da capital, Luciano Rezende.

O trabalho é fruto de um esforço conjunto da Controladoria Geral do Município (CGM), através da Gerência de Integridade, Transparência e Prevenção a Corrupção, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e demais secretarias que disponibilizaram os dados para publicação, como a Saúde (Semus), por exemplo.

“A gestão pública no município de Vitória tem compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente, e esses resultados são consequência dessa política”, disse a subprocuradora geral de Vitória, Alessandra Nunes.

“O resultado dessas avaliações é, sem dúvidas, a demonstração do compromisso que a Prefeitura de Vitória tem com o cidadão de manter a gestão pública sempre transparente”, comentou o controlador geral de Vitória, Ricardo Perini.

“Esse resultado é a materialização do esforço das equipes em garantir a transparência e a atualização dos dados epidemiológicos para os munícipes de Vitória diariamente”, declarou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana