conecte-se conosco

Nacional

Ceará implementa sistema drive-thru de testes para Covid-19

Publicado


source
cientista monitora teste aplicado de covid-19
Reprodução/Facebook

Além de testar pessoas com sintomas da Covid-19, Secretaria de Saúde quer identificar se curados criaram anticorpos


Para conter a pandemia do novo coronavírus no Ceará, o governo do estado realizará testes da Covid-19 em esquema drive-thrus. Campanha deve ter início ainda neste fim de semana. Testagem também ajudará sistema de saúde a descobrir se pessoas curadas da doença transmitida pelo novo coronavírus criaram anticorpos e estão imunes.

O Secretário de Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (mais conhecido como Dr. Cabreto), afirmou que os drive-thrus para assintomáticos ou pessoas saudáveis acontecerá em shoppings, com horário marcado. Está sendo estudada a locação de dois shoppings de Fortaleza.

Para pessoas com sintomas gripais ou suspeitos de Covid-19 acontecerá em hospitais. Um desses pontos é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

“Começaremos a primeira unidade, provavelmente, neste fim de semana, que será no HGF, onde nós temos um sistema de triagem adequado para facilitar o trabalho nos postos de saúde e com testagem rápida”, explicou o Dr. Cabreto.

Leia também: América do Sul se tornou o novo epicentro da Covid-19, diz OMS

Além de rastrear o novo coronavírus , os testes em massa devem ajudar a saúde a identificar casos de pacientes que tiveram a Covid-19 , mas se recuperaram. O secretário explica que o inquérito sorológico ajuda a diferenciar todos os casos e também a mapear grupos que ainda não foram infectados.

“Estamos fazendo modelagem das amostras para que a gente tenha representação em todos os bairros, inicialmente em Fortaleza . A ideia é começar isso até quarta-feira da semana que vem ou, no máximo, em dez dias”, explicou.

A projeção, segundo Dr. Cabreto, é de que, com a ajuda dos drive-thrus e somando kits disponíveis nas unidades de saúde, seja possível ampliar a quantidade de testes feitos para cem mil por mês. “Isso deve aumentar a capacidade de entendimento das áreas de maior risco de contaminação”, disse.

O Ceará só está atrás de São Paulo quando se trata de número de casos de Covid-19, tendo registrado 34.573 infectados. Na última quinta-feira, 21, o estado nordestino superou o seu próprio número de mortes em 24 horas, registrando 261 óbitos.

Por isso, o governo do estado tem adotado diversas medidas especiais para conter o avanço da pandemia na região. Ao longo desta semana, o estado recebeu insumos em aviões. entre eles, estava respiradores e maquinários que devem ser distribuídos entre as unidades de saúde, segundo o governador Camilo Santana (PT).

A capital do estado, Fortaleza, é uma das localidades brasileiras a aderir ao lockdown para conter a doença e tem sido monitorado rigidamente.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Em meio a atrasos com dados, site do Ministério da Saúde fica fora do ar

Publicado

 

 

O site do Ministério da Saúde ficou fora do ar na noite da última sexta-feira (05), no endereço onde os dados de caso e óbitos ocnfirmados da Covid-19 é divulgado. Durante um longo tempo, o endereço ficou com a mensagem: “Site em manutenção”. A medida acontece após pronunciamento de Bolsonado, exigindo reformulações na forma como são divulgados os dados.

Leia também: Covid-19: Pelo 4º dia consecutivo, Brasil registra mais de mil mortes em 24h

Ministério da Saúde
Reprodução

Site do Ministério da Saúde ficou fora do ar

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde começou a atrasar a divulgação dos dados diários sobre o coronavírus no Brasil. Na sexta, Bolsonaro confirmou que os atrasos partiram dele. “Ninguém tem de correr para atender a Globo”, afirmou.

Leia também: Por que a OMS agora recomenda uso de máscara em público contra covid-19?

Os dados de casos e óbtos eram atualizados às 19h, mas desde o último dia 3, passou a ser divulgado por volta das 22h, quando o “Jornal Nacional” já estava encerrado. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, havia dito Bolsonaro ao destacar os atrasos. O Ministério da Saúde, por sua vez, negou que os dados estavam sendo retidos propositalmente, mas não comentou sobre a suspensão dos serviços do site até então utilizado.

Na noite de sexta, a Globo interrompeu a novela para fazer plantão e anunciar as 1.005 mortes por coronavírus no Brasil nas últimas 24h.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana