conecte-se conosco

Grande Vitória

Chuva: Vitória registra 144 milímetros nas últimas 24h e alerta pra deslizamento

Publicado

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alterou de moderado para alto o perigo de deslizamento nas áreas de risco de Vitória devido ao volume de chuva de 144 milímetros nas últimas 24 horas na capital.

A previsão do tempo demonstra instabilidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas e, nesse cenário de chuva constante, o risco de deslizamento pode se agravar. Está previsto para hoje um volume de 65 milímetros de chuva.

Na sexta (22) e no sábado (23), a previsão de chuva é de 10 milímetros. Já no domingo (24), o volume previsto é de 32 milímetros.

A Defesa Civil de Vitória está disponível 24 horas para atender a possíveis ocorrências. Os moradores podem acionar o órgão pelo telefone 98818-4432 e pelo Fala Vitória 156.

Os moradores da área de risco que contam com o aplicativo Vitória Online instalados em seus celulares recebem os avisos de alerta. O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os tipos de celulares.

Alerta

O alerta para as áreas de risco se mantém enquanto a chuva permanecer na capital. Esse alerta só é retirado depois de um período de 72 horas sem precipitação, quando o solo não estiver mais encharcado.

Áreas de risco

O município de Vitória conta com 25 áreas de risco. Ao todo, são 6.612 pessoas nessas áreas, localizadas nos seguintes bairros: Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Quiosque da Curva da Jurema vai abrigar 3ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar

Publicado


.

O quiosque 1 da Curva da Jurema, que fica próximo aos monumentos Vitória 360º e dos Imigrantes Italianos, está sendo reformado e será cedido pela Prefeitura de Vitória para abrigar a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

A medida, que já vinha sendo discutida entre o prefeito Luciano Rezende, o governador do Estado, Renato Casagrande, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), empresários e as lideranças comunitárias do entorno, foi anunciada quando Governo e Prefeitura bateram martelo durante uma reunião virtual na manhã desta segunda-feira (27).

O prefeito lembrou que a nova Curva da Jurema, que recebeu obras de engordamento na areia da praia, vai ganhar também novos e modernos quiosques, como aqueles que já estão sendo modernizados em Camburi.

“Nós reservamos o primeiro quiosque para a segurança pública. Hoje, numa articulação do Governo do Estado com Prefeitura de Vitória, Guarda Municipal e Polícia Militar, nós decidimos utilizá-lo para a base da 3ª Companhia da Polícia Militar, para que ela vá para esse local, estabilize a segurança pública ali e dê, num ponto turístico importante, a segurança que nós precisamos para os novos quiosques, para os banhistas, moradores e turistas da nossa cidade”, resumiu o prefeito.

O governador Renato Casagrande disse que essa ação mostra a parceria do município com o Estado e o desprendimento dos entes envolvidos no projeto, inclusive empresários e comunidades.

“Essa ação deixa clara a parceria do município com o nosso governo. E é uma relação muito próxima. Temos outras obras importantes também para serem feitas na cidade de Vitória. Um trabalho de integração que está funcionando. O papel compartilhado com a Guarda Municipal tem ajudado muito o trabalho da segurança pública na capital”, agradeceu Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, elogiou a iniciativa. “Todos os aspectos técnicos e de segurança foram observados nessa ação e o local atende muito bem a Polícia Militar”, disse ele, acrescentando e enaltecendo o apoio dado pela Guarda Municipal, que também tem sido muito importante.

A reforma do quiosque já está sendo executada pela PMV, com previsão de entrega para novembro, próximo, segundo informou o secretário municipal de Obras e Habitação, Weverton Moraes.

“A implementação da sede da 3ª Companhia da Polícia Militar é um importante ganho para a segurança urbana em Vitória e para toda a população da cidade. Certamente será mais uma forma de coibir práticas criminosas na região, o que já é feito rotineiramente com o patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar”, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

“É um equipamento muito importante para o turismo da cidade. A Curva da Jurema é um dos principais cartões postais de Vitória e, desde a concessão que a CDTIV fez, já reservou aquele espaço para a segurança pública. E temos certeza que com os investimentos feitos ali, com projetos já aprovados pelo município, faltando apenas passar pelo crivo da SPU (Superintendência de Patrimônio da União), que é um grande parceiro na revolução dos quiosques de Vitória, é muito importante para o turista que vai chegar e vai se sentir seguro, vai ver uma cidade linda cuidando da atenção aos turistas com os novos quiosques e cuidando da segurança”, disse Renzo Nagen, diretor-presidente da CDTIV.

A nova unidade da 3ª Cia na Curva da Jurema atenderá aos bairros Praia do Canto, Santa Lúcia, Praia de Santa Helena, Barro Vermelho, Santa Luíza, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá e Praia do Suá. Essa é uma demanda antiga dos moradores, comerciantes e frequentadores da área, e será um importante reforço na segurança pública da região.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana