conecte-se conosco

Saúde

Cigarro eletrônico também pode fazer mal para sus dentes; veja os danos do vape

Publicado

source

Nos últimos anos, o vape se tornou uma tendência  para ajudar os fumantes a deixarem o cigarro para sempre. Embora muitas pessoas acreditem que seja uma alternativa mais segura ao tabagismo, os efeitos na saúde estão surgindo recentemente.

vape arrow-options
shutterstock

O vape oferece riscos sérios aos pulmões e também à saúde bucal

Enquanto a mídia está cobrindo os efeitos que ela pode ter nos pulmões, Dr Bruno Puglisi nos diz outras complicações causadas pelos cigarros eletronicos . Ao contrário do que você pode ter ouvido, o vaping pode prejudicar seus dentes e gengivas.

O vape tornou-se a opção preferida para fumar porque não produz fumaça de tabaco. Em vez disso, ele usa  vapor para fornecer nicotina aos pulmões.

Leia mais: Erros na escovação dos dentes que cometemos todos os dias

Você já deve ter ouvido que o vapor produzido pelo cigarros eletronicos é  inofensivo. Mas partículas ultrafinas contêm produtos químicos tóxicos e metais pesados ​​que são prejudiciais ao organismo. De fato, muitos deles estão ligados a doenças respiratórias, doenças cardíacas e até câncer.

Infelizmente, as complicações não param por aí. Pesquisas também mostram que o vape pode ser igualmente prejudicial à sua saúde bucal . Eles ainda contêm nicotina, o que é ruim para os dentes, gengivas e bem-estar geral dos dentes.

 O vape pode ter várias complicações em sua boca:

Retração Gengival :

A nicotina reduz o fluxo sanguíneo, o que pode deixar suas gengivas  sem  nutrientes  que precisam. Isso pode danificar seu tecido, levando à retração gengival.

Sensibilidade :

 As complicações da nicotina aumentam o risco de sensibilidade dental causada pela retração gengival e cárie dentária.

Boca seca:

 A nicotina reduz a produção de saliva, o que pode levar à boca seca. Isso permite que bactérias nocivas cresçam, aumentando a probabilidade de cárie dentária, doenças gengivais e mau hálito.

Bruxismo:

A nicotina atua como estimulante muscular, o que pode causar o  rangimento dos dentes. Desgastando o esmalte dental além de dores na mandibula e cabeça.

 Doença gengival:

 A nicotina causa inflamação e inchaço

 Se você não consegue abandonar o hábito de fumar, é importante manter-se em dia com sua  higiene bucal para proteger seus dentes das complicações do vape. Além de escovar e usar fio dental em casa, visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano para uma limpeza e avaliação.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Carnaval pode aumentar risco de contágio por sarampo, alertam especialistas

Publicado

source

RIO — A segunda quinzena de fevereiro mal começou e o Rio pode, em breve, ultrapassar o número de registros de sarampo visto no ano passado inteiro. Em 2019, a cidade confirmou 98 ocorrências da enfermidade. Nas primeiras sete semanas de 2020, foram 64. Um novo desafio está adiante — o carnaval. Especialistas temem que o contato entre foliões contribua para a disseminação do vírus.

Leia mais: Sarampo em adultos também traz riscos à saúde

satampo arrow-options
shutterstock

Risco de contágio do sarampo pode aumentar devido o contato entre foliões

Segundo Roberto Medronho, professor titular de Epidemiologia da UFRJ, o vírus do sarampo pode ser transmitido por gotículas “no meio do bloco, na escola de samba”.

— O período de maior transmissão do vírus é um pouco antes e um pouco depois da apresentação dos sintomas. Um indivíduo que se sente muito bem e está no período de incubação vai infectar várias pessoas, mesmo antes de adoecer — alerta.

O sarampo é conhecido pelo seu alto grau de contágio , cinco vezes maior do que o do coronavírus, já diagnosticado em mais de 60 mil pessoas, mas nenhuma no Brasil.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana