conecte-se conosco


Cidades

Colatina recebe 1º encontro da Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau

Publicados

em

Para explorar as possibilidades de diversificação e expansão de culturas no Espírito Santo e fomentar o desenvolvimento socioeconômico, inovação e sustentabilidade, a Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios criou a Caravana Diversifica Agro. A primeira edição, com foco no cacau, foi idealizada em conjunto com a Fazenda São Luiz, referência em inovação na produção da fruta, verticalização e agroturismo. O primeiro encontro da Caravana, acontece nesta quinta-feira (14), às 08h, no auditório do Senac de Colatina.

Na programação desta 1ª edição estão palestras sobre a produção da fruta, linhas de crédito, empreendedorismo e políticas públicas voltadas para a cultura, além de soluções empresariais.

Raphael Guimarães Soares, subsecretário de Agricultura de Colatina, terceiro maior produtor da fruta, fala da importância de receber o evento. “Aderimos a Caravana por acreditar que o cacau é uma cultura importante para o município de Colatina. Produzimos cacau há mais de cem anos e somos a terceira cidade que mais produz a fruta no Estado. A Prefeitura entende o cultivo do cacau como uma alternativa de renda e uma agregação de valor para os produtores. Incentivamos não só a produção do cacau, mas também o empreendedorismo a partir do seu beneficiamento”, destaca.

Durante o encontro, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho vai contar como transformou a Fazenda São Luiz em uma referência e abordará a produção cacaueira de maneira sustentável.

“O nosso objetivo é estimular a expansão da cultura de forma sustentável para o negócio dos produtores. Para isso é importante atenção em todas as etapas, desde a escolha das mudas, verticalização da produção, uma vez que é um produto que se aproveita 100%. É isso que vamos levar para os produtores e potenciais produtores de Colatina”, salienta o palestrante.

Caio Fiorot, gestor da Campo Vivo e um dos idealizadores do projeto, fala sobre a iniciativa. “Apesar desta primeira edição ser do cacau, criamos o projeto com uma visão ampla. Queremos passar uma mensagem de diversificação agrícola, e consequentemente uma diversificação de renda para os produtores”, explica Fiorot.

Além disso, Caio pontua que as caravanas também têm o objetivo de integrar os setores público e privado. “Vamos trabalhar nas caravanas os caminhos para diversificação, mas queremos também essa conexão com o setor público e entidades ligadas ao agro, para que conheçam as realidades e avaliem formas de também contribuir com essa diversificação por meio de políticas públicas e cursos de formação, por exemplo”.

Programação

8h – Coffee e interação do setor

8h30 – Abertura

8h40 – Boas vindas

8h50 – Palestra: Da muda à verticalização da produção: O case da Fazenda São Luiz – Emir de Macedo Gomes Filho

9h30 – Palestra: Linhas de Crédito, Amanda da Silva Pieper – Gerente de Relacionamento da Agência Sicoob de São Silvano

9h45 – Momento empresarial: Rafael Assis de Souza, Coordenador de desenvolvimento de Mercado da AgroCP Soluções Agrointeligentes

10h – Intervalo

10h10 – Momento empresarial: Rafael Tozetti, Diretor operacional da Matriz Solar Engenharia – Linhares e São Mateus

10h25 – Palestra: Empreendedorismo na cacauicultura – Carla Bortolozzo Bassetti, Gerente da Regional Central do Sebrae; convidada: Fabiani Salomão Reinholz Macedo – Reinholz chocolates

10h45 – Palestra: Políticas públicas de fomento à diversificação – Franco Fiorot, Presidente do Incaper

11h10 – Encerramento

Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau

A Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau é uma realização da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios e da Fazenda São Luiz, e conta com o apoio dos patrocinadores diamante Matriz Solar e AgroCP Soluções Agrointeligentes; e os patrocinadores ouro Sicoob, Sebrae e Nestlé Cocoa Plan.

Os próximos encontros estão previstos para as cidades de Aracruz, São Mateus, Jaguaré, e o encerramento em Linhares, na Fazenda São Luiz.

Inscreva-se para participar: https://forms.gle/HDSdVQNexDU5tQXM8

Mais informações no Instagram @caravanadiversificaagro

Comentários Facebook

Cidades

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro dá o primeiro passo para criação de agroindústria

Publicados

em

Por

Foto: arquivo (SCMCI)

A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início a criação de uma agroindústria. Quando estiver pronta, o local vai produzir queijos e iogurtes.

De acordo com o gestor da Fazenda, Sérgio Mariano, a obra está na fase inicial e está sendo feita em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Essa é a primeira fase, que está sendo tocada e é voltada para a estrutura como janelas, piso e forro. A previsão é de que até meados de dezembro esteja finalizada”, afirmou.

Em seguida, com previsão para o ano de 2024, será dado o início da segunda etapa, que envolve obras de instalação hidráulica e elétrica, além da compra dos equipamentos.

O valor total da obra é de R$ 60 mil e vai gerar mais empregos para as internas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim que irão fazer parte do projeto Cuidar de Vidas.

“Quando estiver em funcionamento, uma parte da produção da agroindústria será comercializada e a outra destinada para alimentação de pacientes e funcionários da Santa Casa”, explicou Mariano.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana