conecte-se conosco


Grande Vitória

Começa formação para treinar coletores alpinistas em Cariacica

Publicados

em

Fotos: Claudio Postay

Uma turma de 21 pessoas começou nesta quinta-feira (4) o curso de formação de coletores alpinistas, promovido pela Defesa Civil de Cariacica e pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv).

Ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros, a formação vai treinar coletores para atuar na limpeza pública de encostas e locais mais altos da cidade, que exigem uma preparação maior, por ser trabalho em altura, e que somente podem ser limpos de forma manual.

São 40 horas aulas, entre teoria e prática. O conteúdo abordará aprendizagens sobre nós e amarrações, adaptação a altura, técnicas de rapel com descida do pórtico do Corpo de Bombeiros e de encostas do município de Cariacica, técnicas de ascensão em encostas e uso de macas para efetuar salvamento em alturas.

O coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno, explicou que as pessoas que participaram das aulas estarão aptas a fazer o trabalho nas alturas assim que a formação for concluída.

A primeira turma conta com servidores, trabalhadores terceirizados e parceiros da Prefeitura de Cariacica. Um dos “alunos” é a juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais (VEP) que abrange Vila Velha e Cariacica. Ela está acompanhando a formação ao lado de dois internos do sistema prisional que prestam serviços para a Semserv.

“Gosto de vivenciar esse tipo de experiência ao lado deles para que se sintam acolhidos. Para eles, participar dessa formação é muito importante para a ressocialização”, salientou a magistrada, que estava acompanhada de uma diretora de unidade prisional e de um agente.

Aulas práticas

A formação continua nesta sexta (5) e nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Na próxima semana, a turma vai participar de aulas práticas de descida de encosta. O curso está sendo realizado das 8h às 12 horas, no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em São Francisco, onde também se localiza a sede da Defesa Civil. Os instrutores serão os sargentos Vittore, Bullerjahn e os tenentes Tadeu e De Lima, dos Bombeiros.

“Depois de formados, os coletores farão parte de um grupo de elite da Semserv, destacados sempre que necessário para os trabalhos que precisem ser feitos em regiões mais altas e de difícil acesso. Estamos muito felizes e realizados com esse treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros. Não é qualquer cidade que tem uma equipe de elite como nós teremos”, salientou Marcos Aranda, secretário de municipal de Serviços.

O convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Cariacica e o Corpo de Bombeiros permite que esse curso seja ministrado aos coletores sem custo para a administração municipal.

Comentários Facebook

Esporte

Arena Jacaraípe vai receber campeonato de Karatê em setembro

Publicados

em

Por

Foto: Freepik

A Serra vai receber em setembro o maior evento de Karate do Espírito Santo: o Open Nacional Team Aguiar de Karate, que vale pontos no ranking nacional e vai contar com cerca de 200 atletas participantes. O campeonato acontece em vários estados brasileiros e no Espírito Santo a Serra é quem vai sediar o evento.

A competição contará com atletas de todo o Espírito Santo e do Brasil, incluindo alguns que fazem parte da seleção brasileira principal. Dentre os estados com atletas participantes estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

O evento é realizado pelo Team Aguiar e Federação Espírito Santense de Karatê (FEK) e conta com o apoio da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O campeonato acontece na Arena Jacaraípe no dia 10 de setembro e as inscrições vão até 7 de setembro através de preenchimento de um formulário online disponível no link www.sistemaronin.com.

As categorias participantes do evento são base, master e a sênior. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria inscrita.

Serviço:

Local: Arena Jacaraípe.

Data: 10 de setembro de 2022.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana