conecte-se conosco

Cidades

Comércio de Cachoeiro é liberado para funcionar neste sábado (8)

Publicado

Objetivo da prefeitura é incentivar vendas para o Dia dos Pais Foto: Divulgação/PMCI

 

.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio do decreto nº 29.644, deu permissão para que todas as atividades comerciais possam funcionar presencialmente neste sábado (8), de forma excepcional. A medida visa incentivar as vendas relativas ao Dia dos Pais, que será comemorado no domingo (9).

De acordo com o decreto, publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial do Município, as atividades do Turno 1 poderão funcionar das 9h às 15h; as do Turno 2, das 10h às 16h; e as do Turno 3, das 9h às 16h.

Também foi dada a permissão para que as praças de alimentação de shoppings, galerias e centros comerciais (Turno 3) e as demais atividades de alimentação (Turno 4) possam funcionar no domingo (9), das 10h às 16h.

O decreto apresenta, ainda, uma modificação no funcionamento rotineiro das atividades do Turno 3, estabelecendo que apenas as praças de alimentação poderão funcionar aos sábados, das 10h às 16h.

“Datas comemorativas são importantes para alavancar as vendas no comércio, que já tem enfrentado muitas dificuldades por conta da pandemia. Mesmo com a autorização, consumidores e vendedores não podem relaxar. Todas as medidas de higiene e de distanciamento social deverão ser rigorosamente aplicadas”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Veja como fica!

Funcionamento das atividades econômicas no sábado (8):

9h às 15h – Turno 1 (eletrodomésticos, eletrônicos, lojas de venda e revenda de automóveis e motocicletas; lojas de departamento; materiais para construção e assemelhados; móveis; informática; lojas de venda de peças automotivas; colchões; cama mesa e banho; artigos de festa e decoração.

10h às 16h – Turno 2 (acessórios; aviamentos; calçados; confecções; joalherias; papelarias; perfumarias; tecidos; vestuário; cosméticos; óticas; artigos esportivos; lojas de balas, doces e chocolates; comércio ambulante; demais atividades do comércio.

9h às 16 – Turno 3 (atividades no interior de shoppings, galerias e centros comerciais.

Funcionamento das atividades econômicas no domingo (9):

10h às 16h – Turno 3 (somente praças de alimentação) e Turno 4 (atividades de alimentação)

Funcionamento dos serviços essenciais e comercialização por delivery e drive thru: todos os dias, sem restrição de horário.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prontuário eletrônico é implantado em Unidades Básicas de Saúde de Cachoeiro

Publicado

Novo sistema já é utilizado em 13 UBS; expectativa é de que a implantação alcance todas as unidades até fim do ano. Foto: Márcia Leal/PMCI

 

.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está implantando o prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O processo teve início há cerca de dois meses e 13 unidades já adotaram o novo procedimento.

O e-sus Atenção Primária (e-sus APS), como é chamado o sistema do Ministério da Saúde, é usado na base de produção central da Semus desde 2013. A utilização nas UBS permitirá que as informações relativas aos pacientes, desde o momento em que chegam à recepção, sejam acessíveis, eletronicamente, a todos os profissionais das unidades.

Além disso, o prontuário eletrônico dá mais segurança para o armazenamento das informações, resguardando-as de eventuais danos materiais, e dão maior agilidade no repasse de dados ao Ministério da Saúde.

Os profissionais da Atenção Primária estão recebendo treinamento para a utilização do novo sistema. A implementação do e-sus APS, nas unidades, é feita com suporte da Companhia de Municipal de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci). A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as 32 UBS do município estejam trabalhando com o prontuário eletrônico.

“O prontuário eletrônico permitirá um controle muito maior dos pacientes que chegam às Unidades Básicas, tornando o trabalho dos profissionais de saúde mais ágil e qualificado”, completa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana