conecte-se conosco

Política Nacional

Comissão debate consequências de litígio entre empresas em exploração mineral no Pará

Publicado

A Comissão de Minas e Energia promove audiência pública na terça-feira (12) para discutir a situação da exploração mineral no âmbito do Projeto Rio Verde, no Estado do Pará. O debate atende requerimento do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA).

Segundo ele, a audiência pretende discutir o litígio entre as empresas Brilasa S.A e AVB Mineração Ltda (subsidiária brasileira da mineradora australiana Avanco Resources), a respeito da exploração de recursos minerais nas regiões sul e sudeste do Pará.

“Não obstante o fato de o mencionado litígio ser objeto de questionamento judicial, consideramos que as consequências para a exploração mineral no âmbito do Projeto Rio Verde e os impactos socioeconômicos que possam afetar a região devem ser objeto de discussão nesta Comissão”, observa o deputado Joaquim Passarinho em seu requerimento.

Foram convidados para a audiência:
– representante da Agência Nacional de Mineração (ANM);
– o diretor comercial da Brilasa, Isan Anijar;
– representante da AVB Mineração;
– representante da OZ Minerals, atual controladora da Avanco do Brasil.

Hora e local
A audiência será às 10 horas, no plenário 14.

Da Redação – RS

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

“Rajadão da Damares”: ministra canta paródia de Pabllo Vittar em Deepfake; assista

Publicado

 

 

Damares
Reprodução/Youtube

Um vídeo que utiliza a técnica de deepfake e mostra a ministra Damares Alves , responsável pela pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, cantando uma paródia da música “Rajadão”, de Pabllo Vittar, está divertindo as pessoas nas redes sociais.

Nas imagens, produzidas pelo jornalista Bruno Sartori, que já divulgou outros vídeos musicais envolvendo integrantes do atual governo, Damares aparece falando sobre as quedas nos outros ministérios e alertando o presidente sobre um “eunuco infiel”.

Além da ministra, a música traz participações do próprio Bolsonaro, dos ex-ministros Sérgio Moro, Nelson Teich, Luiz Henrique Mandetta, com trechos de falas reais, junto com atuações de dança de Damares, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de Regina Duarte , ex-comandante da Secretaria de Cultura .

O que é o Deepfake?

Esta é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas bastante realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. Em sua maioria, colocam pessoas famosas em situações inusitadas, mas que podem ser usadas também para divulgar conteúdo pornográfico ou difamatório, como nas chamadas “fake news”.

Os vídeos são criados da seguinte forma: o programado fornece milhares de fotos da pessoa que será utilizada e estas imagens são processadas por uma rede neural. A partir daí, o computador aprende como é a face deste indivíduo e suas características, e começa a “costurar” as imagens sobre o vídeo original, criando a ilusão de que o deepfake é verdadeiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana