conecte-se conosco

Mulher

Como baixar febre de bebê com técnicas simples e caseiras

Publicado


source

Alto Astral

Mulher segurando um termômetro com alta temperatura, com um bebê chorando ao fundo

Após o nascimento do primeiro filho, é comum que muitos pais tenham dúvidas sobre os cuidados básicos com a saúde da criança. Mesmo com todo zelo, não é difícil que o pequeno fique resfriado ou possua pequenas dermatites. Assim, é importante conhecer alguns métodos e truques para evitar o contágio dos pequenos e, até mesmo, como baixar a febre de bebê.

De acordo com Departamento Cientifico de Pediatria Ambulatorial, a febre é uma das queixas mais comuns entre os responsáveis e representa de 20% a 30% das idas de crianças aos consultórios. Já nas emergências esse número aumenta para 65% e nos serviços de pronto socorro, atendimento telefônico ou por aplicativos eletrônicos de comunicação chega a 75%.

Segundo a pediatra Loretta Campos, embora a temperatura corporal normal seja mais elevada entre os 18 e os 24 meses de idade, a maioria dos médicos define a febre com 38 ºC ou mais quando medida com um termômetro retal.

O que gera a febre?

Não confunda: a febre não é uma doença, mas, sim, um sintoma. Essa desregulação repentina na temperatura corporal serve como sinal de alerta para avisar que o organismo está tentando combater algum agente nocivo. O sistema imunológico libera uma quantidade de substâncias que circulam mais rapidamente quando expostas ao calor. Geralmente, a febre simboliza quadros infecciosos ou inflamatórios.

Variação de temperatura

Diferente de um ser humano adulto, o recém-nascido pode variar constantemente de temperatura. Essa reação possui duas fontes: a primeira está relacionada a superfície de contato da pele da criança com o mundo externo, já que ainda é muito sensível e maior. E, a segunda, referente ao termorregulador da temperatura, localizado no cérebro, ainda ser imaturo.

Métodos de como baixar febre de bebê

Ventilação

Deixe o bebê em um local ventilado, com uma brisa leve e de temperatura ambiente. Se possível, fique atento as reações da criança, deixando-a em um repouso relativo, apenas para que descanse e retome novas energias.

Nada de brincadeiras

Quanto mais o pequeno se mexe, mais o metabolismo trabalha , o que pode aumentar a temperatura corporal. Por isso, deixe-a descansando, sem que faça movimentos muitos agitados ou bruscos.

Dê banho

A água é um ótimo meio de dissipar o calor. Para isso, coloque a criança em uma banheirinha com o líquido em temperatura ambiente. Deixe-a curtir o máximo que puder. Caso surjam tremores, suspenda a prática e agasalhe-a moderadamente. E não esqueça de evitar o choque térmico, uma vez que se estiver gelada, o corpo do bebê tende a criar calafrios como forma de aquecer o organismo.

Ajude a beber

Ofereça água, chá ou suco generosamente, todos em temperatura ambiente. O líquido ajudará a amenizar internamente os efeitos da febre no organismo.

Faça compressas

Pode ser realizada no banho ou fora dele. Basta pegar alguns paninhos leves, encharca-los com água morna ou em temperatura ambiente e colocar sobre articulações e testa da criança. Caso ela se sinta incomodada, não insista.

Alimentação

Enquanto o bebê estiver com febre, ele ficará manhoso e rejeitará líquidos e alimentos. Por isso, opte por uma refeição mais leve, com ingredientes moles ou que derretam na boca. As melhores escolhas sempre são caldos e sopas, jamais ferventes. Quando bem nutridos, o sistema imunológico reage com maior rapidez e sucesso.

Evite roupas muito quentes

É comum vermos recém-nascidos com uma quantidade enorme de roupa, além de mantas e cobertores. Em caso de febre, tente deixá-lo mais à vontade, com peças leves, de preferência com algodão na composição.

Atenção aos cuidados

Vale lembrar que é de extrema importância ficar atenta aos sinais que o corpo da criança dá. Nenhum dos métodos aqui abordados substitui uma análise clínica de um especialista. Por isso, caso a febre permaneça por muito tempo, procure um pediatra.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Dia dos Avós: descubra como são os avós de cada signo!

Publicado


source

O Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, será um pouco diferente neste ano. Infelizmente, as celebrações devem ser realizas a distância, sem a tradicional reunião da família na casa dos avós. Isso porque a quarentena deve ser respeitada para assegurar o bem-estar de todas as pessoas, principalmente dos idosos.

Dia dos Avós
Reprodução

Como hoje é Dia dos Avós, separamos uma lista de como é cada avó de cada signo


Porém, é difícil ficar tanto tempo sem abraçar os avós, não é? Afinal, para muitos, eles são como pais e mães que estão do nosso lado em qualquer momento da vida.

Então, para celebrar este dia em homagem aos nossos queridos segundos pais, confira o que os astros têm a dizer sobre os avós de cada signo. Você perceberá como a Astrologia pode influenciar a personalidade deles e torná-los tão especiais para nós.


Dia dos Avós: conheça os avós de cada signo

Áries

Sabe aquelas pessoas que nunca envelhecem? Então, os avós deste signo têm essa essência jovial que domina o espírito livre deles. Portanto, vivem cheios de energia e estão sempre prontos para conversar com os mais novos. De personalidade forte, defender seus netos é com eles mesmo – e pode apostar que será com unhas e dentes.

Touro

São os avós tradicionais que adoram receber os netos com quitutes saborosos. Agem como segundos pais e, por isso, estão sempre por perto dos netos. Em geral, são eles que costumam mimar as crianças depois de uma bronca dos pais.

Gêmeos

Divertidos, adoram brincar com os netos. Mas, como são temperamentais, não têm muita paciência para trocar fraldas, aturar aquela crise de choro ou birras. Gostam de reunir a família para conversar sobre os “tempos antigos”. São cheios de histórias e adoram quando os netos compartilham suas aventuras com eles – principalmente aquelas que os pais não podem ficar sabendo.

Câncer

Apegados à família, os netos são tudo para os avós cancerianos. Querem sempre todos por perto e, se precisar, fazem um drama para receber a visita deles. Na quarentena, são os que mais sofrem de saudade, por isso, não esqueça de ligar para eles para saber como estão! São os avós que ficam olhando as fotos antigas com ternura no coração.

Leão

Adoram exibir os netos e mostrar como são bonitos e espertos. Às vezes, acabam se intrometendo na educação deles – mas ai de quem tentar contrariá-los! A casa deles é repleta de fotos da família e são muito orgulhosos da família que têm e da vida deles!

Virgem

Apesar de não gostarem que baguncem sua casa, os avós virginianos são carinhosos e cuidadosos. Eles se preocupam muito com a saúde e a alimentação dos netinhos. Uma tosse já é o suficiente para eles ficarem por perto caso os pequenos precisem de alguma coisa.

Libra

Os avós de Libra gostam muito de ajudar, mas não se intrometem na vida dos netos. Amam dar presentes escolhidos cuidadosamente e estão sempre a fim de passeios familiares! São avós que observam todos os membros da família e nunca discutem com ninguém.

Escorpião

Avós escorpianos são ótimos confidentes! Muito ciumentos, gostam de se sentir importantes. Os netos conseguem tudo deles, mas, se não andarem na linha, a casa cai! Estão sempre de olho em como os pequenos estão na escola e se estão estudando. Apoiam todas as decisões dos mais novos, porque acreditam que eles são capazes de tudo. 

Sagitário

Os sagitarianos são avós dinâmicos e ativos e não gostam de ficar em casa. Portanto, ficar em quarentena está sendo um trabalho árduo para esses espíritos livres. Adoram experimentar novas atividades, mesmo em casa. Quando descobrem algo novo, compartilham tudo com a família.

Capricórnio

São aqueles avós sérios que dão amor de forma sutil. Gostam de se sentir queridos e cuidados, mas não admitem. Poupam dinheiro para dar presentes bons e caros para a família. São reservados, porém quando os netos precisam de ajuda, são os primeiros que dão apoio e atenção aos mais novos.

Aquário

Sempre antenados, os avós aquarianos não se chocam com as escolhas dos netos. Gostam de contar histórias de rebeldia e incentivam todos a serem solidários. Participam de ações de caridade e sempre estão por dentro das novidades.

Peixes

São muito carinhosos e preocupados. Intuitivos, praticamente leem o pensamento dos netos, principalmente quando eles estão precisando de atenção. Amam contar histórias e têm uma paciência infinita. Calorosos, são abertos para todas as pessoas e são amigos para todas as horas.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana