conecte-se conosco


Brasil

Comunidade de Araguaia representa Marechal Floriano em homenagem ao dia Estadual do Imigrante Italiano

Em evento de gala, na noite de quinta-feira, (21) o Palácio Anchieta, sede do Executivo Estadual, foi palco de uma grande homenagem à comunidade italiana no Espírito Santo. O evento lotou o salão São Tiago e teve as presenças do governador Renato Casagrande e de sua mãe, dona Ana da primeira dama, Maria Virgínia e da vice-governadora […]

Publicados

em

Em evento de gala, na noite de quinta-feira, (21) o Palácio Anchieta, sede do Executivo Estadual, foi palco de uma grande homenagem à comunidade italiana no Espírito Santo. O evento lotou o salão São Tiago e teve as presenças do governador Renato Casagrande e de sua mãe, dona Ana da primeira dama, Maria Virgínia e da vice-governadora Jacqueline Moraes.

A noite teve muita música, comida e danças típicas. A comunidade de Araguaia estava representando a cultura italiana do município,  com o grupo de danças italiano Piccinini Del monte e representantes da comunidade italiana,  que estavam vestidos de trajes típicos, esteve presente a senhora Leonor Prest com 109 anos que recebeu o carinho do governador e do ex-combatente Ivo Canal que representou os “pracinhas” de Marechal Floriano.

A Secretaria de Cultura e Turismo apoiou a comunidade italiana no translado para participar dessa homenagem ao Imigrante Italiano. Participaram do evento o presidente da Associação de Moradores de Araguaia Senhor Ademir Dadalto e o vereador Cezar Tadeu Ronchi Junior.

A migração de italianos começou em 1850, quando o Brasil deu os primeiros passos para abolir a escravidão e incentivou a vinda de europeus e asiáticos para suprir a necessidade de mão de obra. Foi em 21 de fevereiro de 1874 que o navio da expedição de Pietro Tabacchi aportou no Espírito Santo. A data ficou marcada como o início da migração em massa dos italianos para o país.

Renato Casagrande destacou a importância da comunidade italiana no Estado: “Os primeiros imigrantes vieram fugindo da guerra, da fome e buscando dias melhores. Chegaram a um Estado buscando desenvolvimento. Por isso temos que valorizar os nossos antepassados. Assim como também foi com os negros que deixaram seus lares para vir ao Espírito Santo”, afirmou.

O evento também homenageou os capixabas ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, os “pracinhas” enviados à Itália para lutar contra o nazismo. A vitória dos brasileiros na tomada de Monte Castello contra o exército alemão teve seu desfecho em 21 de fevereiro de 1945.

O evento contou ainda com uma emocionante homenagem à memória do ex-governador e ex-senador Gerson Camata. Ele foi o autor da lei que estabeleceu o dia 21 de fevereiro como o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Bastante emocionada, a  viúva do ex-governador, Rita Camata agradeceu a homenagem e de todas as manifestações de carinho que a família recebeu desde a morte do ex-governador.

Entre as notáveis personalidades presentes no evento, estavam os secretários de Planejamento, Álvaro Duboc; de Cultura, Fabrício Noronha; de Desenvolvimento, Heber Resende; e da Fazenda, Rogelio Pegoretti; além do diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Cesconetto Francischetto.

Comentários Facebook
Propaganda

Brasil

Covid-19 no RJ: 402 óbitos e 4.675 casos confirmados até este domingo (19)

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que até este domingo (19) são 4.675 casos confirmados de pessoas infectadas por coronavírus no estado. Destas, 402 morreram com a Covid-19. Há ainda 185 óbitos em investigação. Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 3.126
Niterói – 212
Duque de Caxias – 182
Nova Iguaçu – 171
Volta Redonda – 146
São Gonçalo – 105
São João de Meriti – 80
Belford Roxo – 69
Petrópolis – 67
Mesquita – 59
Itaboraí – 42
Maricá – 38
Magé – 33
Nova Friburgo – 29
Nilópolis – 26
Macaé – 19
Araruama – 18
Teresópolis –17
Queimados – 15
Barra Mansa – 14
Rio das Ostras – 13
Resende – 12
São Pedro da Aldeia – 12
Casimiro de Abreu – 11
Barra do Piraí – 10
Cabo Frio – 10
Angra dos Reis – 8
Itaguaí – 8
Paracambi – 8
Campos dos Goytacazes – 7
Iguaba Grande – 6
Rio Bonito – 6
Bom Jesus de Itabapoana – 5
Japeri – 5
Mangaratiba – 5
Miguel Pereira – 5
Tanguá – 5
Três Rios – 5
Armação de Búzios – 4
Bom Jardim – 4
Cachoeiras de Macacu – 4
Paraty – 4
Seropédica – 4
Arraial do Cabo – 3
Guapimirim – 3
Itaperuna – 3
Paraíba do Sul – 3
Quissamã – 3
São Fidélis – 3
Sapucaia – 3
Saquarema – 3
Paty do Alferes – 2
Piraí – 2
Porto Real – 2
Quatis – 2
São Francisco de Itabapoana – 2
Valença – 2
Areal – 1
Cantagalo – 1
Carapebus – 1
Itatiaia – 1
Mendes – 1
Pinheiral – 1
Porciúncula – 1
Rio das Flores – 1
São João da Barra – 1
Silva Jardim – 1

A secretaria confirma neste domingo mais quinze óbitos por coronavírus no estado. As 402 vítimas foram registradas nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 245
Duque de Caxias – 35
Niterói – 14
Nova Iguaçu – 13
São João de Meriti – 8
Belford Roxo – 7
Mesquita – 7
São Gonçalo – 7
Itaboraí – 6
Petrópolis – 6
Volta Redonda – 6
Macaé – 4
Maricá – 4
Rio das Ostras – 4
Magé – 3
Tanguá – 3
Barra do Piraí – 2
Iguaba Grande – 2
Itaguaí – 2
Mangaratiba – 2
Rio Bonito – 2
Resende – 2
São Pedro da Aldeia – 2
Sapucaia – 2
Araruama – 1
Arraial do Cabo – 1
Barra Mansa – 1
Bom Jardim – 1
Bom Jesus de Itabapoana – 1
Cachoeira de Macacu – 1
Campos dos Goytacazes – 1
Japeri – 1
Miguel Pereira – 1
Nova Friburgo – 1
Paraty – 1
Queimados – 1
São Francisco de Itabapoana – 1
Teresópolis – 1

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana