conecte-se conosco


Cidades

Comunidades quilombolas celebram o 13 de maio em Cachoeiro

Publicados

em

Em Cachoeiro, as comunidades quilombolas mantêm vivas suas tradições culturais, religiosas e históricas - Foto: Divulgação

O dia 13 de maio é marcado oficialmente pela assinatura da Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil. No entanto, para muitas comunidades quilombolas, essa data não é celebrada como um marco de libertação concedida, mas sim como um momento de reflexão, resistência e reafirmação da luta contínua por direitos, território e dignidade

Em Cachoeiro, as comunidades quilombolas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) mantêm vivas suas tradições culturais, religiosas e históricas, como parte de um processo de preservação da identidade e de enfrentamento ao racismo estrutural.

No sábado (3), a comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, realizou a tradicional festa “Raiar da Liberdade”. O evento contou com missa, apresentações culturais com grupos de cultura popular e feijoada.

Nesta terça-feira (13), data que relembra a abolição da escravatura no Brasil, na sede do Caxambu da Velha Rita, no bairro Zumbi, haverá o Furdunço Cultural. O evento conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e será comandado por Niecina Ferreira de Paula Silva, importante representante da cultura popular do município, mais conhecida como Dona Isolina. Ela foi reconhecida como patrimônio vivo de Cachoeiro através da Lei Mestre João Inácio, em 2010.

Monte Alegre

A comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, está em ritmo de preparativos para a tradicional festa “Raiar da Liberdade”. A comemoração ocorrerá a partir das 18h do próximo sábado (17).

Nos festejos, que acontecem todos os anos, o público pode ver de perto a atuação de alguns dos grupos da cultura popular por meio das apresentações de jongos, folias de reis, charola e bate flechas e, claro, caxambus.

Ainda no sábado (17), pela manhã, também para celebrar a força do povo quilombola, sua história e sua luta por direitos, terra e dignidade, haverá uma comemoração no bairro Ruy Pinto Bandeira, sob o comando da Dona Joana.

Comentários Facebook

Cidades

Feira da Bondade 2025: Prefeitura de Cachoeiro convoca entidades para reunião preparatória

Publicados

em

Por

A Feira da Bondade celebra "40 anos de Solidariedade", marcando quatro décadas de mobilização social - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim convida as entidades beneficentes, organizações da sociedade civil (OSC), associações, clubes de serviço, ONGs e demais instituições do terceiro setor do município para participarem de uma reunião preparatória da 40ª edição da tradicional Feira da Bondade.

O encontro acontecerá na terça-feira (16), às 19h, no Auditório do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro de Cachoeiro, e será conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, com participação da assessora especial do governo, Norma Ayub.

Neste ano, a Feira da Bondade celebra “40 anos de Solidariedade”, marcando quatro décadas de mobilização social, apoio mútuo e valorização do trabalho das instituições sociais da cidade. A reunião tem como objetivo alinhar as diretrizes do evento e reforçar o papel fundamental das entidades parceiras na sua realização.

“A Feira da Bondade é uma das maiores expressões de solidariedade do nosso município. É um momento em que unimos esforços em prol de quem mais precisa, fortalecendo as ações sociais das entidades que atuam diariamente com dedicação e compromisso. Convidamos todas as organizações para estarem conosco nessa edição histórica”, destaca o secretário Eder Botelho da Fonseca.

A assessora especial do governo, Norma Ayub, ressalta a importância da participação coletiva. “Chegar à 40ª edição é um marco de amor ao próximo e de trabalho conjunto. A Feira da Bondade só é possível graças à união das entidades e à confiança que a população deposita nesse projeto. Essa reunião será essencial para ouvirmos sugestões, esclarecer dúvidas e garantir o sucesso de mais uma edição.”

As entidades interessadas em participar da Feira da Bondade 2025 ainda podem se cadastrar. Para isso, é necessário apresentar os seguintes dados e documentos:

• Nome completo da entidade;

• Nome do presidente;

• Data de início das atividades;

• Endereço da entidade;

• E-mail para contato;

• Número de celular;

• CNPJ da entidade;

• Comprovante de Utilidade Pública (se houver);

• Ata de registro da última eleição da diretoria.

A Semdes reforça que a reunião será uma excelente oportunidade para as instituições se integrarem à programação do evento e contribuírem com ideias para uma edição ainda mais participativa e solidária.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana