conecte-se conosco

Estado

Confira a tabela com os novos valores de bolsas concedidas pela Fapes

Publicado

.

A partir de 1º de maio, as bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo terão os valores alterados. Para a formação de recursos humanos dentro do Brasil, o aumento chega a 50%, no caso das bolsas de iniciação científica, e cerca de 23%, para os benefícios repassados a estudantes de mestrado e doutorado.

ACESSE A NOVA TABELA DE VALORES DAS BOLSAS DA FAPES

Já as bolsas de apoio técnico serão elevadas em 25%, para os níveis superior e médio, e as voltadas a pós-doutorandos no exterior terão aumento de 10%, independente da região na qual o pesquisador está situado.

A decisão foi aprovada em 12 de março pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes e publicada na Resolução 261. As mudanças também serão aplicadas a bolsas de apoio à pesquisa e ao auxílio por meio da taxa de pesquisa no País.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, a novidade é uma estratégia para minimizar os impactos sofridos pela comunidade científica com o corte de verbas federais dos últimos anos, mostrando a importância dos pesquisadores presentes no Espírito Santo.

“As alterações nesses valores corrigem, parcialmente, uma defasagem que se acumulou nos últimos anos nas bolsas dos pesquisadores e valoriza os profissionais que desenvolvem ciência, tecnologia e inovação e que são tão importantes para a sociedade em qualquer época”, declarou Arantes.

Atendimento Fapes durante a pandemia

A Fapes tomou uma série de medidas devido ao agravamento da epidemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, ficam suspensos os atendimentos presenciais na sede da Fundação, além dos eventos já marcados para serem realizados nas próximas semanas. Já as prestações de conta dos projetos podem ser enviadas pelo e-Docs, sem necessidade de comparecer à sede da Fapes, em Vitória.

Além disso, a Fapes pode tomar novas medidas que serão avaliadas conforme as novidades da epidemia forem surgindo. É importante sempre acessar o site da Fapes para acompanhar as definições do órgão.

Confira as definições para o período.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-77100
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 02/04/2020

Publicado

.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, nesta quinta-feira (2), no Palácio Anchieta, em Vitória. Casagrande lançou a campanha “ES Solidário” em que pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações ao Governo do Estado para ajudar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). Todas as instruções estarão disponíveis no Portal do Governo (www.es.gov.br) ou no site do Coronavírus (http://coronavirus.es.gov.br).

Também foi anunciado que as 17 bases operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão recebendo cesta básicas e kits higiene para doação, que serão entregues pela Defesa Civil Estadual e municipais, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social na residência dos beneficiários para evitar aglomerações. As bases estão localizadas nos municípios de São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Vitória, Cariacica, Santa Leopoldina, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí.

Casagrande informou também que será prorrogado o prazo de suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais até o próximo dia 12, porém, novos tipos de comércios foram incluídos no rol de atividades que podem abrir as portas.

Novo decreto flexibiliza abertura de comércio

Além do rol de estabelecimentos que já estavam autorizados a funcionar, o decreto que será publicado nesta sexta-feira (3) inclui mais atividades, como lojas de venda de chocolates, lojas de conveniência, lojas de venda de materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (6).

Foi fixado um horário de atendimento presencial das 10h às 16h para lojas de materiais de construção, venda de peças automotivas, venda de veículos automotores, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas. A limitação não se aplica no caso de retiradas de mercadorias no próprio estabelecimento e serviço de entrega (delivery).

Em relação aos restaurantes, os estabelecimentos já estavam autorizados a funcionar até às 16h, contudo, aqueles localizados às margens de rodovias estaduais, às margens de rodovias federais e em aeroportos, com exceção dos situados em áreas urbanas, não têm limitação de horário.

Enquadram-se no conceito de lojas de venda de materiais de construção, os estabelecimentos de venda de ferragens, ferramentas, material elétrico, materiais hidráulicos, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármore, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos e cimento, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.

A Secretaria da Saúde (Sesa) fixará ainda um protocolo a ser observado pelos estabelecimentos comerciais que estiverem com funcionamento autorizado.

 

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana