conecte-se conosco


Estado

Congresso Internacional de Medicina de Família e Comunidade será realizado pela primeira vez no Estado

Publicados

em


.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (20), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, recebeu integrantes da Sociedade Brasileira de Medicina de Família em Comunidade (SBMFC) para discutir sobre a realização, pela primeira vez em solo capixaba, do Congresso Ibero-americano de Medicina de Família e Comunidade e Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, previsto para acontecer em julho de 2021, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

O evento reunirá médicos de família e comunidade, além de profissionais da Atenção Primária à Saúde de toda Ibero-américa para discussão sobre o papel do médico de família e comunidade e da Atenção Primária na consolidação dos sistemas de saúde. São esperados quatro mil participantes, presencial e on-line, que vão discutir sobre o tema “Saúde e sustentabilidade: do meio ambiente aos sistemas de saúde”.

Segundo o secretário Nésio Fernandes, o evento será um marco para a saúde pública no Brasil e vai ao encontro do contexto que o Espírito Santo se insere, na expansão do acesso e qualidade da Atenção Primária em Saúde (APS).

“Esse congresso vai coroar um reposicionamento da Medicina de Família e Comunidade no Brasil e esperamos que seja um marco na defesa do Sistema Único de Saúde. Ainda mais neste contexto que temos desafiado o Estado e municípios a expandir com qualidade a Atenção Primária, com os médicos de família e comunidade, e com as equipes estratégicas”, afirma Nésio Fernandes. 

“Estamos aproveitando essa oportunidade para estreitar o diálogo com a SBMFC para processos futuros de formação na área da APS no Espírito Santo”, informou também o secretário.

Na reunião, a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Zeliete Linhares Leite Zambon, destacou que o evento será uma oportunidade de compartilhar experiências, entre elas os avanços no fortalecimento da Atenção Primária, experimentados pelo Espírito Santo.

Participaram ainda da reunião a presidente da Associação Capixaba Medicina de Família e Comunidade, Jetele Del Bem Seleme Piana; o diretor de Residência Médica e Pós-graduação Lato Sensu da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, José de Almeida Castro Filho, além de equipe técnica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

ES recebe 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca neste domingo (24)

Publicados

em

Por

Reprodução

O Espírito Santo irá receber 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na manhã deste domingo (24). O carregamento deve chegar por volta de 9h40 em um voo da companhia aérea Latam. Ao todo, serão distribuídas duas milhões de doses no Brasil. Alguns estados receberão as doses ainda neste sábado.

Vindas da Índia, as vacinas chegaram ao país na noite da última sexta-feira (22) na base aérea anexa ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. As doses compradas pelo governo brasileiro do Instituto Serum, da Índia, passaram por um processo de análise para checagem de segurança e etiquetadas em português, que continuou na parte da manhã deste sábado (23).

Elas foram desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca e precisam ser conservadas sob temperatura entre 2ºC e 8ºC.

Primeiros vacinados

O infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela, será o primeiro a receber a vacina. Também receberá a vacina a médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. Ambos têm atuado na linha de frente da assistência a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia.

Fonte: Folha Vitória

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana